12/05/2021 às 13h58min - Atualizada em 12/05/2021 às 13h58min

As metodologias ativas de aprendizagem em minicurso

FONTE E FOTO: GSC Eventos Especiais

Nesta quarta-feira, 12 de maio, às 17h, será realizado o Minicurso “As metodologias ativas de aprendizagem” com o Prof. João Fábio Diniz. A atividade integra a programação do 5º Congresso Nacional de Educação - que será realizado nos dias 9 e 10 de junho, 100% online -, com oferecimento da Unifeob e realização da GSC Eventos Especiais
As metodologias ativas para a aprendizagem estão em destaque já há algum tempo no contexto atual e sempre são pensadas como uma forma adequada de se operar em função da maior inserção progressiva das tecnologias da informação em nosso cotidiano. “Mas, infelizmente, ainda há muita confusão sobre no que reside de fato a relação entre sociedade da informação, práticas de aprendizagem e metodologias ativas”, afirma o professor. “Ademais, há uma armadilha que acompanha muitas das discussões e mesmo dos cursos que se debruçam sobre as metodologias ativas: a ideia de se pensar mais nas metodologias mesmas do que nas bases diferenciais que as sustentam, como a noção de protagonismo do estudante e as possibilidades de construção de interações diferenciadas entre os estudantes e os docentes, os estudantes e os outros estudantes e os estudantes e os conteúdos.”

Sociólogo e antropólogo graduado pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, João Fábio Diniz é mestre em Energia, Ambiente e Sociedade pela UFABC - Universidade Federal do ABC. Como cientista social, atuou em uma série de estudos e pesquisas sobre temas variados, que renderam um número significativo de artigos e capítulos de livros, sempre em conjunto com a prática docente, que exerce desde 2002, ainda na época de graduação. Em 2011 ingressou na Educação Superior, e em 2014 na UNIFEOB - somadas as duas instituições em que trabalhou, já ministrou mais de 20 disciplinas diferentes na educação universitária, nas áreas de Ciências Humanas, Metodologia de Ensino e Metodologia de Pesquisa. A partir de 2017, passou a fundamentar toda sua pesquisa e produção acadêmica na área da Educação, significativamente no que diz respeito às Metodologias Ativas de Ensino/Aprendizagem e ao chamado Aprendizado Significativo.
 
Link de acesso do Minicurso

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp