11/05/2021 às 15h35min - Atualizada em 11/05/2021 às 15h35min

Macaxeira homenageia a Festa de São Benedito com música inédita

FONTE E FOTOS: Banda Macaxeira
Capa do single Festa de São Benedito, da banda Macaxeira - Arte de Vinicius Uehara e Thabata Arruda
,
Terceiro single da banda é inspirado na tradicional festividade poços-caldense
 
Dia 13 de maio foi a data escolhida pela banda Macaxeira para o lançamento da terceira faixa de trabalho, intitulada Festa de São Benedito, que poderá ser ouvida gratuitamente em todas as plataformas digitais de streaming de música - Spotify, Deezer, Youtube, etc. A canção tem como inspiração as festividades em louvor a São Benedito que acontecem em Poços de Caldas há 117 anos, sempre entre os dias 1º e 13 do mês de maio, reunindo manifestações religiosas e culturais, protagonizadas sobretudo pelos grupos de congadas e caiapós, e milhares de devotos.
A beleza negra e as referências afro-indígenas brasileiras na estética e na musicalidade foram as principais influências para a composição. “A festa em Poços de Caldas apresenta uma grande riqueza de nuances e detalhes que me ajudaram a compor essa música. Me lembro da primeira vez em que vi e ouvi os congadeiros batendo seus tambores dentro da igreja, a dança das bandeireiras abrindo os caminhos nos cortejos das ruas, a retirada dos caiapós na mata e a troca das coroas (coroa e cocar). Ou seja, todo um imaginário que ano após ano é revivido pela comunidade”, conta Pedro Cezar, que também toca viola caipira e canta na gravação.
“Essa música é muito importante para a Macaxeira, e estamos emocionados em lançá-la justamente num momento onde a fé tem sido tão importante para confortar nossas dores. Além disso, é urgente questionarmos as marcas profundas da escravidão em nosso país, forjado no racismo e no apagamento das pessoas negras e indígenas e seus saberes”, relata Rafael Moreira, baixista da banda. Ele recorda uma experiência marcante do grupo: a participação na 102ª Festa de São Benedito de Aparecida (SP), para grande público, em 2011. “Foi um momento muito especial para nossa banda, um aprendizado enorme, e gostaríamos de um dia poder apresentar essa música na festa de Poços, quando a pandemia acabar”, finaliza.
Também participam da faixa os músicos Thata Vieira (percussão), Gledson Lima (percussão), Calabró (voz), Denão (guitarra), Diego Ávila (violão), Douglas Maiochi (bateria).
Com produção musical de Pedro Cezar, Festa de São Benedito foi gravada em São Paulo por Marcelo Effori no Loco Sosa’s Noise Factory, mixado por Bruno Buarque no Estúdio Minduca, e masterizado por Leonardo Nakabayashi. O lançamento é uma parceria com o selo YES, TUPI, fundado pela pesquisadora musical e produtora Thabata Arruda. A produção executiva ficou a cargo de Rafael Moreira.
Para acompanhar o lançamento de Festa de São Benedito, basta acessar os links youtube.com/bandamacaxeira ou instagram.com/bandamacaxeira.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp