Brand-News Publicidade 1200x90
21/11/2023 às 15h50min - Atualizada em 21/11/2023 às 15h50min

Jornal O Globo destaca Poços em matéria sobre terras raras

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas - FOTO: Cristiano Machado - Agência Minas
O governador mineiro Romeu Zema durante solenidade no Palace Casino
c 
O jornal O Globo, em sua edição do último dia 19, destaca como a nova corrida do ouro do século 21, a exploração de terras raras no país. A matéria cita Poços de Caldas e o investimento de R$1 bi pela empresa australiana Meteoric Resources na cidade e também outros R$ 1,2 bi pela empresa Viridis Mining and Minerals, que acaba de comprar direitos de pesquisa e exploração em Poços.
 
O anúncio da implantação da empresa Meteoric foi feito em agosto deste ano pelo governador Romeu Zema, com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, dos diretores da empresa e representantes do governo da Austrália. A exploração de terras raras no Brasil promete ser mais lucrativa do que na China, a líder mundial neste tipo de mineração. Segundo a matéria do O Globo, a expectativa é retirar de 2,5 a 3 kg de terras raras por tonelada de argila, enquanto na China, esta relação é de 800g a 1 kg por cada tonelada de argila.
 
A argila de onde os minerais são retirados é a chamada argila iônica, em solos onde, há milhões de anos, existiam vulcões, como em Poços de Caldas. Na cidade, além das terras raras, outro legado são as águas sulfurosas, que atraem turistas de todo país para seus diversos tratamentos medicinais e estéticos.
 
O Brasil tem potencial para atender de 10 a 15% da demanda mundial nos próximos dez anos. O jornal destaca ainda a fala do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, que prevê um aumento de 50% na arrecadação do município nos próximos 10 anos e também a chegada de novas empresas na região.
 
A matéria completa do jornal O Globo pode ser acessada no link
https://infoglobo.pressreader.com/article/281951727553430

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.