Brand-News Publicidade 1200x90
20/11/2023 às 16h12min - Atualizada em 20/11/2023 às 16h12min

Apresentação de resultados do Poços + Inteligente marca conclusão do projeto de mobilidade elétrica

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Representantes das instituições parceiras se reuniram no evento
c 
Prefeitura Municipal, DME, PUC Minas e IFSULDEMINAS compartilharam o trabalho produzido ao longo de quatro anos
 
O Poços + Inteligente, projeto de mobilidade elétrica realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, DME, PUC Minas e IFSULDEMINAS, chega à sua conclusão com uma série de soluções inovadoras que têm colocado Poços de Caldas em posição de destaque no âmbito regional e nacional. As atividades desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos foram apresentadas em um workshop no Campus da PUC Minas na tarde de sexta-feira, 17 de novembro. A aquisição de um carro e bicicletas elétricas utilizados em pesquisa, a instalação de eletropostos de uso gratuito e o desenvolvimento de um protótipo de carruagem elétrica estão entre as principais conquistas desse período.  
 
Cerca de 60 pessoas participaram do evento, incluindo alunos, professores e funcionários das instituições parceiras, além de autoridades e gestores públicos. Das 13h até por volta de 18h30, foram realizadas palestras sobre as principais soluções desenvolvidas desde 2020, quando o projeto teve início, após figurar entre as 30 propostas selecionadas, em 2019, em uma chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que buscava viabilizar iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da área de mobilidade elétrica. 
 
"A participação da PUC Minas nesse projeto foi muito importante e estamos satisfeitos com os resultados que alcançamos porque, nesses quatro anos, conseguimos pesquisar, propor, desenvolver e entregar soluções como uma plataforma de mobilidade elétrica que hoje é a mais abrangente do Brasil. Ela possui sistemas de gerenciamento e operacionalização de recarga de veículos elétricos, inclusive carruagens elétricas, além do compartilhamento de bicicletas elétricas e de sistemas inteligentes para previsão de autonomia que utilizam inteligência artificial, entre outras soluções. É uma contribuição muito grande que estamos apresentando ao setor”, enfatiza o Prof. Dr. Fabiano Costa Teixeira, que integra o corpo docente de Ciência da Computação da PUC Minas e foi um dos principais representantes da Universidade no Poços + Inteligente. 
      
Entre as autoridades presentes no workshop, estavam secretários municipais e o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, que valorizou a posição pioneira ocupada pela cidade na rota da mobilidade elétrica do país. “A Prefeitura está muito orgulhosa dessa iniciativa poços-caldense, fruto de uma grande união de forças, fazendo um projeto inovador que vai colocar cada vez mais Poços de Caldas em destaque, não só no estado como até nacionalmente. Apresentamos uma gama de inovações que estão entrando no mercado graças a esse trabalho”, ressaltou. 
      
Para o coordenador de Programa de Eficiência Energética (PEE) e P&D na DME, Anderson Muniz, estar entre os selecionados da Aneel é uma grande conquista, que exigiu a superação de muitos desafios. “O Poços + Inteligente teve início durante a pandemia e ainda assim realizou várias ações, como a aquisição do carro elétrico, das bicicletas elétricas e a instalação dos eletropostos. Foram muitas atividades executadas, várias escolas atendidas com palestras e demonstrações práticas, e conseguimos desenvolver ainda o protótipo da carruagem elétrica. Para a DME, foi uma oportunidade singular trabalhar de maneira tão próxima das universidades e contribuir para o avanço tecnológico no município”, comemora. 
 
Como coordenador do projeto pelo IFSULDEMINAS, o Prof. Dr. Yull Heilordt Henao Roa também participou do evento e apresentou algumas das soluções desenvolvidas pelo Instituto. “O Poços + Inteligente reuniu o know-how das instituições da cidade, de forma que o município ganhasse com pesquisa aplicada. Com o encerramento deste projeto, Poços de Caldas terá um legado: uma estrutura de recarga, pesquisas de alto nível, com tecnologias recentes, que vão certamente continuar impactando não somente nossa cidade como o Brasil inteiro. O IFSULDEMINAS e a PUC Minas, que são as instituições de educação envolvidas neste projeto, assim como o município, ganham juntamente com a DME”, defende. 
 
Ao longo de todo o período de execução do projeto, ações do Poços + Inteligente repercutiram amplamente na mídia, especialmente no período de instalação dos eletropostos e na apresentação do protótipo de carruagem elétrica. A Revista PUC Minas está entre os veículos que noticiaram a disparada de Poços de Caldas na corrida da mobilidade elétrica. Veja mais detalhes sobre o projeto no portal PUC Minas Sustentável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.