Brand-News Publicidade 1200x90
16/11/2023 às 15h40min - Atualizada em 16/11/2023 às 15h40min

Noventa e nove municípios mineiros não registraram nenhum crime violento em 2023

FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected] - FOTO: Bernardo Carneiro / Ascom Sejusp
Serranos, município mineiro que está há mais tempo sem registro de crimes com o emprego de violência
C 
Do alto da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, moradores contemplam mais um fim de tarde tranquilo na pequena e pacata Serranos, no Sul de Minas. Em meio às tradições e montanhas mineiras, o município vive uma verdadeira cultura de paz, que os números corroboram: já são quase nove anos sem registro de nenhum crime violento na cidade. Serranos é destaque entre os quase 100 municípios mineiros que não tiveram nenhuma ocorrência de criminalidade violenta em 2023. 
 
Divulgado nesta quinta-feira (16/11), o levantamento do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), aponta as cidades que estão no topo do ranking quando o assunto é criminalidade zero. De janeiro a outubro deste ano, 99 municípios, espalhados por todo o estado não registraram nenhum roubo, homicídio, estupro ou qualquer outra ocorrência violenta. Quando o recorte é feito desde 2022, são 27 as cidades na lista.  
Com uma população de aproximadamente 2 mil pessoas, Serranos é o município mineiro que está há mais tempo sem registro de crimes com o emprego de violência: o último caso foi uma tentativa de estupro em fevereiro de 2016. Desde então, já são 92 meses sem qualquer crime com uso de violência. 
 
MONITORAMENTO CONSTANTE - A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública monitora e publica mensalmente, na página Dados Abertos de seu site, os índices de criminalidade de Serranos e de todos os 853 municípios mineiros.

O levantamento divulgado nesta quinta-feira mostra que, em todo o estado, a criminalidade violenta reduziu 14,6%, entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Minas registrou 26.251 ocorrências em 2023, contra 30.737 em 2022 (janeiro a outubro).  
A metodologia da Sejusp considera criminalidade violenta a soma dos registros de 13 naturezas criminais: homicídio tentado e consumado, roubo tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, extorsão tentada e consumada, extorsão mediante sequestro consumada e sequestro e cárcere privado tentado e consumado. 

Além dos 13 crimes violentos acompanhados, outros dados também são divulgados todos os meses, como os números de furto e lesão corporal, o Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+Fobia, as estatísticas de violência doméstica e familiar contra a mulher e vítimas de feminicídio, entre outros. 
 
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, disse que, em breve, novos bancos de dados também estarão disponíveis para consulta da população.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.