16/11/2023 às 15h33min - Atualizada em 16/11/2023 às 15h33min
NOTAS RÁPIDAS – 16/11
CHINA DIZ TER CONSTRUÍDO A REDE DE INTERNET MAIS RÁPIDA DO MUNDO
A China começou a implementar o que ela chama de “rede de Internet mais avançada do mundo”, que promete operar muito mais rápido do que as atuais.
Segundo a fabricante de tecnologia Huawei, a rede backbone - capaz de navegar a cerca de 1,2 terabits (ou 1,2 mil gigabits) por segundo - é rápida o suficiente para transferir dados de 150 filmes em um segundo.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
PESQUISA REVELA QUE BRASILEIRO FICA MAIS ESTRESSADO QUANDO SE DESCONECTA NAS FÉRIAS
Quando foi a última vez que você, de fato, se desconectou? Um estudo feito com oito mil pessoas em 11 países diferentes revelou que nem durante as férias o brasileiro considera se desconectar.
Muito pelo contrário: 61% dos entrevistados do país disse que o celular desligado provoca mais stress e ansiedade, o que torna muito mais complicado conseguir relaxar durante as férias.
Entre as preocupações mais relevantes na hora de se desconectar, está o medo de perder mensagens importantes, principalmente sobre o trabalho. E a situação se agrava quando se analisa o perfil dos empreendedores.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
PRESTES A COMPLETAR 90 ANOS, BRASILEIRO SE FORMA EM MEDICINA APÓS SOFRER AVC
Valdomiro de Sousa, um brasileiro prestes a completar 90 anos e estudante de Medicina, é um exemplo de que os sonhos podem ser realizados em qualquer fase da vida e que idade é apenas um número.
Ex-pedreiro e empresário, Valdomiro está concluindo o curso no mesmo ano em que enfrentou um AVC e será homenageado pela faculdade onde estuda com uma láurea acadêmica - um reconhecimento merecido por sua dedicação excepcional.
“É uma honra para mim porque não tem ninguém no mundo que tem uma história como a minha, nem se você procurar na China, no Japão” brinca Valdomiro.
FONTE: Pequenas Dicas de Português - @pequenasdicasde
BRASILEIROS TESTAM PELE DE TILÁPIA COMO TRATAMENTO PARA QUEIMADURA E EM CIRURGIAS DE REDESIGNAÇÃO SEXUAL
De um lado, um produto abundante, que era praticamente jogado no lixo em sua totalidade. Do outro, uma área da Medicina com recursos insuficientes e em busca de novas soluções. Basicamente esse era o cenário quando dois pesquisadores brasileiros se encontraram em um evento no Rio Grande do Sul, em 2014.
O cirurgião plástico Marcelo Borges, de Pernambuco, veio com a ideia inicial de usar a pele de tilápia em glicerol (um líquido conservante) como um curativo para tratar queimaduras. Em terras gaúchas, ele conversou com o também cirurgião plástico Edmar Maciel, do Ceará, que conseguiu financiamento para iniciar as investigações sobre o novo candidato a recurso terapêutico.
Passados nove anos, o projeto gerou quatro produtos diferentes, que são testados em diferentes áreas da saúde humana e animal - de queimaduras a cirurgias de redesignação sexual - com o envolvimento de centenas de pesquisadores no Brasil e em outras partes do mundo.
FONTE: BBC News - @bbcnews
SEGURAR UM ESPIRRO PODE CAUSAR O ROMPIMENTO DE UMA ARTÉRIA, FISSURA NA FARINGE OU ATÉ MESMO UM AVC
Você sabia que o ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora? E que, ao evitá-lo, a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura, fissura na faringe, AVC ou até mesmo rompimento de artéria?
O médico otorrinolaringologista do Hospital Otocentro alerta que o espirro é um mecanismo de defesa eficiente do organismo diante da presença de partículas ou micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, ácaros, vírus, bactérias e fumaça. “Ao prender o espirro, a pessoa mantém a secreção que seria expelida dentro das vias aéreas, o que pode levar a um quadro de sinusite”, explica.
O Dr. Kitahara recomenda que, além de não evitar o espirro, a pessoa deve fazer higienização nasal com soro fisiológico para eliminar qualquer secreção que esteja se acumulando nas vias aéreas, evitando assim processos inflamatórios. Portanto, deixar o espirro acontecer é fundamental para o bem-estar das pessoas e a manutenção da saúde das vias respiratórias.
FONTE: Terra - @terra
GOVERNO DE MINAS ATINGE CLASSIFICAÇÃO DIAMANTE EM RANKING DE TRANSPARÊNCIA
Pesquisa aplicada pelos Tribunais de Contas (TCs), por meio da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), classificou a transparência do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais como diamante, posicionando Minas na classificação mais alta proposta pela instituição.
Enquanto o desempenho médio de transparência dos portais públicos no Brasil é de 57,92%, Minas está na faixa das entidades que atingiram entre 95% e 100% da pontuação.
Ainda de acordo com o Índice de Transparência da Atricon, Minas Gerais é uma das unidades da Federação com os portais públicos mais transparentes, com média de 75,12%, somando o desempenho dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
A pesquisa analisou 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, estados, municípios e do Distrito Federal, além de entidades da administração indireta federal.
FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected]
FOLHA DE S.PAULO DISPONIBILIZA DEZ MIL FOTOS DE SEU ACERVO NO GOOGLE ARTS & CULTURE
A Folha de S.Paulo firmou parceria com o Google Arts & Culture para disponibilizar na plataforma cerca de dez mil fotos de seu acervo na coleção Folha: Uma lente sobre o Brasil. As imagens retratam diversos episódios marcantes do Brasil e do mundo e coberturas do jornal ao longo de sua história.
Na coleção, é possível ver fotos de gols e títulos de Pelé, do penta da Seleção Brasileira, das manifestações que marcaram o movimento Diretas Já, diversas celebrações de Carnaval, além de paisagens naturais da Amazônia e do Pantanal. Também é possível ver capturas das primeiras páginas da Folha.
A ideia da coleção digital surgiu da necessidade de organizar e preservar o material da Folha, que era físico e ocupava um andar inteiro do prédio do jornal. Em 2020, o veículo firmou parceria com Google News Initiative e Google Cloud para a digitalização de seu acervo.
FONTE: Eduardo Ribeiro - Jornalistas&Cia - [email protected]