Brand-News Publicidade 1200x90
14/11/2023 às 15h39min - Atualizada em 14/11/2023 às 15h39min

Poços encerra participação na SIC com destaque para cafeicultor local

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Stand da Região Vulcânica também divulgou o destino turístico Poços de Caldas - Foto: Nereu Jr
c 
Poços de Caldas teve participação de destaque, juntamente com demais municípios do Sul de Minas e também cidades vizinhas do estado de São Paulo, durante a Semana Internacional do Café - SIC, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG). A cidade participou do evento como integrante do stand da Cafés Vulcânicos, que congregou e solidificou a região junto a compradores e especialistas nacionais e internacionais.
 
A representação de Poços contou com a participação de equipe da Secretaria Municipal de Turismo, que realizou a divulgação de Poços de Caldas como destino turístico único e especial dentro da Região Vulcânica, juntamente com a Citur. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também pôde expor suas atividades em prol da cafeicultura em âmbito municipal e também regional.
 
Paralelamente à exposição dos produtos da região, a SIC promoveu ainda diversos concursos, premiando e destacando os melhores cafés do estado de Minas Gerais, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023 e o 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, concurso voltado para os produtores de cafés especiais de Minas Gerais, que recebeu este ano 1.845 amostras para serem avaliadas, tornando-se um dos maiores concursos do Brasil.
 
O 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte reconheceu o trabalho desenvolvido pelo cafeicultor da cooperativa de agricultura familiar Agripoços, Renato Donizeti de Carvalho, que conquistou a terceira colocação na categoria Sul de Minas (natural). O produtor também é vinculado à Associação dos Cafés da Região Vulcânica, entidade presidida pelo cafeicultor Marcos Sanches e que tem como diretor executivo Ulisses Ferreira.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, avaliou como positiva a participação do município ao apresentar o seu produto em âmbito internacional. “A Semana Internacional do Café foi um ótimo momento para nos conectarmos com as pessoas do mercado e as empresas. Trocamos experiências e demonstramos nossos produtos. Foi uma ótima oportunidade para posicionar a cidade e movimentar o mercado, além de divulgarmos nosso turismo, através da Citur e Secretaria de Turismo.”
 
A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais. A SIC é a principal feira de café do Brasil, da América Latina e a quinta maior do mundo.
 
CONCURSO - O Cupping ATeG Café+Forte consiste na avaliação física e classificação sensorial/degustação de amostras de café dos produtores atendidos pelo Programa ATeG, ranqueando-os pela pontuação de bebida de acordo com a escala SCA - Associação de Cafés Especiais (sigla em inglês). O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção.
O concurso permite que o produtor conheça todo o potencial de seu produto, o que é muito importante para que ele possa comercializar e negociar da melhor maneira o seu café e receber por ele um preço justo.
As amostras foram enviadas para o Centro de Excelência em Cafeicultura do Sistema, localizado em Varginha, onde foram avaliadas e classificadas. A premiação ocorreu na Semana Internacional do Café, em BH.
Foram premiados os três primeiros colocados de cada uma das quatro regiões cafeeiras - Sul, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Cerrado Mineiro - nas categorias natural e cereja descascado. Foram agraciados os três melhores cafés produzidos por jovens, por mulheres, práticas de manejo sustentável e também os melhores cafés do tipo conilon.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.