Brand-News Publicidade 1200x90
10/11/2023 às 16h33min - Atualizada em 10/11/2023 às 16h33min

Projeto Turismo Educativo 60+ revela os segredos da Basílica de Nossa Senhora da Saúde em Poços de Caldas

FONTE E FOTOS: Flávio José Valente
c 
Em uma produtiva parceria entre o Projeto Turismo Educativo 60+ e a Universidade Aberta para a Maturidade (Unabem), os participantes mergulharam nas profundezas históricas de um dos ícones turísticos mais importantes de Poços de Caldas: a imponente Basílica de Nossa Senhora da Saúde, carinhosamente conhecida como Igreja Matriz.
 
O legado religioso da cidade remonta a 1882, quando a primeira igreja foi erguida na Rua São Paulo, dedicada ao Bom Jesus da Cana Verde, posteriormente conhecida como Igreja de Santo Antônio. Em uma reviravolta intrigante, esta primeira igreja Matriz serviu como o centro espiritual católico da cidade até 21 de setembro de 1913.
 
No virar do século passado, em 1900, a área que agora abriga a atual Basílica era ocupada por um antigo cemitério, apelidado de pasto do João Sabino. A história toma contornos peculiares com a construção de duas igrejas sobre esse terreno sagrado, ambas posteriormente demolidas para dar lugar à majestosa Basílica de Nossa Senhora da Saúde.
 
A saga começou em 1906 com a construção da Capela de São Benedito, sobre o antigo cemitério e de frente para a Rua Rio Grande do Sul. Em 1907, a capela testemunhou a primeira Festa de São Benedito. Em 1909, o engenheiro José Pifffer lançou a pedra fundamental da antiga Matriz, também sobre o antigo cemitério, construída quase "unida" à Capela de São Benedito, apesar de suas orientações opostas. A antiga Matriz começou a funcionar em 1913, enquanto a Capela de São Benedito foi demolida em 1925. Portanto, um breve período de tempo, entre 1913 e 1925, é marcado pela convivência singular das duas igrejas sobre o antigo cemitério. Em 1937, a antiga Matriz foi também demolida para dar espaço à atual Matriz, esta última projetada pelo engenheiro arquiteto Otávio Lotufo.
 
Inspirada na Igreja do Sagrado Coração em Dieppe, França, o novo edifício exibe um estilo neorromânico com tijolos monocromáticos, arcos plenos, simetria e torres poligonais. A Matriz adota a planta arquitetônica da Cruz Latina, em que a nave principal tem maior comprimento que o Transepto (ou braço menor). Na nave principal alinham-se astronomicamente (Leste-Oeste): o Pórtico principal, o Altar principal, o Átrio e a Cabeceira da igreja. Além de sua beleza e imponência, o que diferencia a Matriz de Poços em relação a de outras cidades mineiras é o fato de a igreja não estar localizada num local alto, nem na praça principal da cidade.
 
O Projeto Turismo Educativo 60+ tem como missão fortalecer o vínculo dos participantes com Poços de Caldas, não apenas explorando locais históricos, mas também oferecendo aulas de turismo, história e geografia. Sob a liderança do Prof. Dr. Flávio José Valente, o projeto busca enriquecer a experiência dos participantes, promovendo um senso de pertencimento à cidade.
A Unabem é um programa de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) dedicado à população com mais de 60 anos. Sob a orientação da Prof. Dra. Adriana Gavião B. Oliveira, o programa visa elevar a autoestima, estimular a sociabilidade e desenvolver as capacidades cognitivas de seus participantes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.