Brand-News Publicidade 1200x90
10/11/2023 às 15h56min - Atualizada em 10/11/2023 às 15h56min

Semana Global do Empreendedorismo 2023 estimula debate sobre inclusão social e geração de renda

FONTE: Luciana Trindade - [email protected] - FOTO: Divulgação
c 
Coordenado pelo Sebrae em todo o Brasil, o movimento contará com atividades que valorizam o ambiente empreendedor. Minas Gerais terá capacitações em todas as regiões
 
Mais de 51 milhões de brasileiros adultos se tornarão potenciais empreendedores nos próximos três anos, segunda maior taxa no mundo, segundo o último relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgado em 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). No total, o país conta com 93 milhões de pessoas envolvidas diretamente com o empreendedorismo, seja aquelas que tem um negócio, está fazendo algo para iniciar um empreendimento ou deseja começar a empreender nos próximos três anos. Em Minas Gerais, por sua vez, são cerca de 2,2 milhões de pequenos negócios, entre microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte, segundo levantamento da Receita Federal
 
Com o objetivo de difundir, fomentar e fortalecer a cultura empreendedora no estado, o Sebrae promove várias atividades durante todo o mês de novembro e na Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que vai acontecer de 13 a 19 de novembro. As atividades poderão ser consultadas e registradas também por parceiros que desejam participar do movimento da SGE pelo site www.empreendedorismo.org.br. Em 2023, o tema da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é “Inclusão e geração de renda para quem empreende”.  
 
Minas Gerais é o estado com programação mais extensa, com atividades, em sua maioria, gratuitas, direcionadas a microempreendedores individuais (MEI) e donos de pequenos negócios. Os participantes contarão com agenda variada de capacitações, disseminação de histórias inspiradoras e conexões com instituições e pessoas que estimulam o ambiente empreendedor. No ano passado, o Sebrae Minas na SGE ofertou quase 2 mil atividades em todo os estados em mais de 650 cidades, com público estimado de 150 mil pessoas.  
 
“As micro e pequenas empresas são geradoras de oito a cada 10 postos de trabalho em Minas Gerais. Elas ajudam a levar um novo patamar de desenvolvimento para nosso estado, possibilitando novos investimentos e mais empregos e renda para a população. Nesse sentido, o empreendedorismo tem exercido um importante papel para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades. As capacitações do Sebrae Minas serão oportunas para que possamos ter mais pessoas com potencial para investir em seu próprio negócio”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.  
 
O Sul de Minas também terá atividades e a programação completa pode ser conferida aqui.  
 
SOBRE A SGE - A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento internacional presente em 200 países e que envolve diretamente 10 milhões de pessoas com objetivo de ajudar no desenvolvimento econômico e social e promover melhorias no ambiente empreendedor. A campanha serve como uma oportunidade para envolver organizações e indivíduos para celebrar e destacar os empreendedores, conectar e inspirar as pessoas para o caminho do empreendedorismo, ajudá-los a começar e facilitar o acesso ao capital e aos recursos necessários para desenvolver e crescer. 
No Brasil, o evento é coordenado pelo Sebrae e outras instituições que também compõem o Conselho Consultivo da SGE no país e são referências no ecossistema empreendedor brasileiro: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Júnior, Conaje, Endeavor, Junior Achievement e a Rede Mulher Empreendedora. Nos últimos quatro anos, a iniciativa mobilizou no país mais de 3,5 milhões de pessoas, com cerca de 35 mil atividades, e recebeu sete premiações internacionais. 
 
SERVIÇO:
Semana Global do Empreendedorismo 
Data: De 13 a 19 de novembro 
Acesse conheça e participe da SGE: www.empreendedorismo.org.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.