Brand-News Publicidade 1200x90
09/11/2023 às 16h28min - Atualizada em 09/11/2023 às 16h28min

FestCine acontece pela primeira vez na Bahia

FONTE: Bibi Rodriguez - FOTO: Divulgação
Bruno Benetti, fundador do Instituto Benetti e criador e realizador do FestCine, em uma das edições anteriores do festival
C 
Promovido pelo Instituto Benetti com o patrocínio da Belgo Arames, o festival de cinema acontece este ano em Feira de Santana e vai premiar documentários. Exibição dos filmes selecionados e oficinas fazem parte da programação
 
O FestCine - Festival Nacional de Cinema promovido pelo Instituto Benetti, com sete edições realizadas em Poços de Caldas, este ano acontece em Feira de Santana, na Bahia. A programação conta com exibições dos filmes selecionados, cerimônia de premiação e oficinas. O projeto patrocinado pela Belgo Arames através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, integra o programa Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal.
 
O evento acontecerá no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, de 16 a 19 de novembro. Bruno Benetti, fundador do Instituto Benetti e criador e realizador do FestCine, conta que o convite ao Festival partiu da direção do Favela é Isso Aí, ONG sediada em Belo Horizonte, para compor a edição especial da Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, intitulada “Balaio de Feira”.
 
O festival de cinema compõe uma extensa programação que inclui oficinas, encontros com educadores com temas ligados ao patrimônio cultural, Feira dos Afroempreendedores Moviafro, show com a cantora Maryzélia e bandas e grupos de Feira de Santana. A programação é gratuita e aberta ao público.
 
A edição FestCine Feira de Santana selecionou este ano apenas documentários nas categorias: Balaio de Feira com prêmio Melhor Documentário de Feira de Santana direcionada a produções de diretores residentes em Feira de Santana ou que retratem a identidade feirense, suas manifestações, história e diversidade cultural; Cinema Negro para Melhor Documentário com Temática Negra para documentários que abordem questões relacionadas à cultura negra ou que sejam produzido/dirigido por profissionais negros; e Diversidade Cultural  para Melhor Documentário Nacional produzido em qualquer parte do território nacional, com temática livre.
 
Além dos prêmios em dinheiro, troféus exclusivos do Festival confeccionados pela Cristais Cá d’Oro, de Poços de Caldas, serão atribuídos nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia, com a possibilidade de outras premiações a serem anunciadas durante o evento, a critério da organização.
Parte da equipe do Festival, residente em Poços de Caldas viaja à Feira de Santana para promover ainda três oficinas culturais ministradas por Wanessa Brazil, Bruno Benetti e Marcelo Leme.
 
SOBRE O FESTCINE - O FestCine, que já se estabeleceu entre os festivais que promovem o cinema independente no Brasil desde 2015, destaca-se por seu compromisso com a democratização da produção audiovisual. Sua essência reside na criação de uma mostra competitiva de curtas-metragens de caráter local e nacional, abrangendo debates, palestras e estratégias para fomentar a produção e distribuição audiovisual, bem como para formar uma plateia engajada com o cinema brasileiro. “Mais do que um evento cinematográfico, o FestCine é um portal para diferentes gêneros e formatos de filmes, promovendo atividades gratuitas que garantem a igualdade de acesso para toda a população, independentemente de sua origem social, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio ou ocupação”, afirma Bruno Benetti.
O FestCine faz parte do programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal, com o patrocínio da Belgo Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 211549). Conta com a produção do Instituto Benetti e do Favela é Isso Aí, gestão da Lavanda Cultural, apoio da Fundação ArcelorMittal, da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.