Brand-News Publicidade 1200x90
06/11/2023 às 08h34min - Atualizada em 06/11/2023 às 08h45min

EDITORIAL - De informativo bilíngue a um portal de notícias: 48 anos de informação e mudanças

FONTE: Brand-News - FOTOS: Divulgação
A cada fase na vida do Brand-News, acho-me na obrigação de escrever um editorial. E nele, tento resgatar alguns eventos importantes que fizeram do jornal, um veículo de informação social, cultural e turística, que se tornou um ícone importante para pesquisa de tudo que foi relevante e que de fato aconteceu nestas cinco décadas, em especial em Poços de Caldas.
No entanto, como a vida se sucede, e a cada fase novos leitores são acrescentados, é importante sempre contar sua história, bem resumida, nascida nos bancos de uma escola de línguas dirigida pela saudosa Cristina da Silva, tendo também como professora Maria de Fátima A. Ricci e que, por acaso como colaborador, tive a ideia de criar um informativo bilíngue entre os próprios alunos e professores.
 
Mas é preciso também relembrar que a ideia da criação do jornal foi sugerida pelo médico-chefe da OMS - Organização Mundial da Saúde, Dr. W. Seelentag, em junho de 1975, quando ele participou, ao lado de dezenas de cientistas de outros países, do “Symposium On Areas of High Natural Radioactivity”, promovido pela Academia Brasileira de Ciências do Rio de Janeiro e realizado em nossa cidade.
 
Indicado pelo Padre Carlos, das Escolas Dom Bosco, fui convidado a colaborar como intérprete-tradutor junto aos cientistas, não só no simpósio como também no Campo do Cercado, área escolhida para as pesquisas, ajudando a transportar um Contador Geiger-Muller, aparelho para detectar a presença de radioatividade, além de recolher plantas e materiais daquela área para posterior pesquisas.
 
O fato de tornar-me mais próximo do médico-chefe da OMS, e de ser ele sempre o último dos cientistas a ser deixado em seu hotel, ainda no meu Passat, ao despedirmos, ele sugeriu-me que pensasse na possibilidade de editar um jornal bilíngue. E essa ideia de tornar-me um jornalista, prosperou.

 
Assim, no dia 6 de novembro de 1975, a primeira edição circulava entre as autoridades presentes à solenidade do desfile de aniversário da cidade, quando Poços de Caldas completava 103 anos de fundação. E o pequeno veículo informativo, que seria de circulação estritamente escolar, pela sua originalidade e qualidade de impressão passou a circular na sociedade poços-caldense.
 
O primeiro editorial, redigido em inglês, falava da importância dessa língua e apontava os assuntos principais a serem focalizados, além dos textos produzidos pelos professores e dos próprios alunos da escola.
 
Hoje, após 48 anos, passando por todas as transformações tecnológicas surgidas nestas décadas, o Brand-News também teve que se adaptar e seguir o caminho digital, muito mais visualizado e abrangente, que a mídia mundial já vinha se servindo dele.
 
Essa nova tecnologia, a princípio admitida com ressalvas pelos leitores e pessoas mais conservadoras, já está comprovadamente presente em todas as camadas sociais, não só pela sua facilidade de aquisição, de leitura, como pela pluralidade de assuntos abordados para a cultura e o bem-estar de todos.
 
E com essa tecnologia - porém, mantendo o mesmo princípio de oferecer aos leitores informação de bom gosto -, o Brand-News passou a ser um dos portais mais visitados e comentados pelos poços-caldenses e, sem medo de errar, por inúmeros amigos e leitores espalhados mundo afora.
 
Odair Camillo - Jornalista e diretor do Brand-News
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.