07/05/2021 às 16h57min - Atualizada em 07/05/2021 às 16h57min

Serviço de Reabilitação Pós-Covid da Unimed Poços apresenta excelentes resultados

FONTE E FOTO: Opção Comunicação / Assessoria de Imprensa Unimed Poços de Caldas
Ricardo M. Marcondes durante exercício com o fisioterapeuta
,
Implantado há dois meses, o Serviço atende atualmente 293 beneficiários
 
A Covid-19 tem provocado muitas sequelas na maioria dos pacientes, que reclamam de cansaço, problemas respiratórios e fraqueza muscular. A recuperação para boa parte das pessoas é um processo lento, gradativo, que exige vários cuidados e orientação especializada.
Com o objetivo de ajudar o beneficiário que teve a Covid-19 na reabilitação e, consequentemente, na melhoria de sua qualidade de vida e no retorno às atividades do dia a dia, a Unimed Poços implantou o Serviço de Reabilitação Pós-Covid. Ele é realizado no Espaço Viver Bem e coordenado por uma equipe multiprofissional formada por médico pneumologista, fisioterapeuta, nutricionista, além da equipe de apoio. O Serviço oferece ao paciente um programa de exercícios individualizado, suporte psicológico e nutricional e orientações educativas a respeito dos principais fatores de risco.
Assim que um caso é confirmado no Pronto Atendimento do Hospital Unimed Poços, o nome do paciente entra imediatamente no sistema de acompanhamento da Covid-19. Ele é contactado por uma das enfermeiras da equipe, para avaliar as suas condições gerais, passar orientações sobre como proceder durante o período de isolamento e agendar uma consulta médica com a pneumologista ao final de sua quarentena. Esse agendamento também pode ser solicitado por qualquer um dos médicos da Unimed que estejam tratando pacientes com Covid-19.
“O objetivo da consulta com a pneumologista é avaliar se o paciente tem algum grau de insuficiência respiratória ou outras sequelas relacionadas à Covid-19, se está totalmente recuperado ou vai precisar de algum tipo de acompanhamento”, destaca o médico Odilon Trefíglio Neto, presidente da Unimed Poços. “Se necessário, ele é encaminhado aos profissionais que fazem parte do Serviço de Reabilitação Pós-Covid-19, como fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogo. Os resultados têm sido excelentes e estamos muito felizes com a satisfação dos nossos beneficiários com o Serviço”.
 
Ricardo Magno Marcondes, 45 anos, é um dos beneficiários da Unimed Poços que participa do Serviço de Reabilitação. Ele teve Covid-19 no início de dezembro e ficou 15 dias internado, sendo nove na UTI, intubado. “A gente sai muito debilitado, ansioso, com medo de tudo”, lembra Ricardo. “A atenção dos profissionais, tanto da médica, como da nutricionista, psicóloga e o fisioterapeuta estão me ajudando muito. Já recuperei a força muscular, equilíbrio e postura, e já não sinto cansaço. Este serviço é essencial para todos que tiveram a doença, mesmo que não tenham precisado ficar em UTI ou ser intubado”.
Atualmente, o Serviço de Reabilitação Pós-Covid da Unimed Poços atende 293 pacientes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp