07/05/2021 às 16h25min - Atualizada em 07/05/2021 às 16h25min

Gafes do Mundo do Vinho

Por Alexandre Takei
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google

"Gentileza gera gentileza" é um baita clichê, mas eu sempre acreditei que se aplica a tudo na vida, inclusive o vinho! O que me faz lembrar de um causo.
 
Era 2019, pré-pandemia, viajamos eu e a Di (minha esposa) pra Mucugê, na Chapada Diamantina. Pra quem não conhece, a Chapada Diamantina é um dos maiores paraísos naturais do Brasil, aqui no interior da Bahia. Mucugê é uma cidadezinha super charmosa no coração da Chapada.
Como lá não tem (ou não tinha) loja de vinhos e a gente ia passar uns bons dias, levei uma caixa cheia, para não passarmos aperto! Rs.
Na primeira noite fomos jantar numa pizzaria super bem recomendada (Pizzaria d’ Enrico, se forem lá, não deixem de visitar) e, claro, ligamos antes para perguntar se poderíamos levar um vinho e se havia taxa de rolha. Levamos uma garrafa.
A pizzaria é familiar: o pai comanda a cozinha enquanto a mãe e os filhos atendem no salão. Tudo muito simpático.
Ao abrir o vinho, fiz algo que é rotineiro pra mim sempre que levo uma garrafa a um restaurante: ofereci uma prova a quem nos atendeu, no caso a mãe, uma senhorinha gentil que lembra uma tia de quem gosto muito. Ela agradeceu e disse que não estava bebendo, mas levou a prova ao marido, na cozinha.
A refeição correu maravilhosamente e, na metade, como o restaurante já estava fechando, o pai um típico italianão, veio nos agradecer pela taça de vinho e perguntar como estava a pizza. Em cinco minutos ele e a esposa já estavam sentados na nossa mesa batendo papo. E eu enchendo a taça dele! Hahaha
Secamos a garrafa rapidinho. Ele discretamente se levantou e trouxe uma garrafa da adega dele, que ele tinha trazido de sua última viagem à Itália. E lá se foi mais papo, causos e uma hora depois de fechado o restaurante.
No final, ele ainda nos ofereceu uma tacinha, a última que sobrava, de um vinho de sobremesa que também trouxe de viagem, feito na Ilha de Elba, onde Napoleão foi exilado. Um vinho que eu nunca tinha ouvido falar. Uma oportunidade rara!
 
E bem...é isso que o vinho nos proporciona quando a gente é gentil! Por isso mesmo, queria te convidar pra uma live bem divertida que vou fazer sobre as Gafes do Mundo do Vinho. Vou contar algumas histórias de situações engraçadas, embaraçosas ou desagradáveis que já vivi ou vi e dar dicas de como evitá-las!

Vai ser neste domingo, 9 de maio, às 19h. Bora comigo?

 

Mais informações através do Instagram: @alexandretakei




 
Por Alexandre Takei - Educador em Vinhos

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp