Brand-News Publicidade 1200x90
26/10/2023 às 16h04min - Atualizada em 26/10/2023 às 16h04min

Cursos da UNIFAL-MG são estrelados pelo Guia da Faculdade entre os melhores do país

FONTE E FOTOS: Diretoria de Comunicação Social - [email protected]
Reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira
Na edição de 2023, Nutrição e Química (Bacharelado) alcançaram conceito máximo, e outros 25 cursos foram avaliados como muito bons
 
A UNIFAL-MG teve 29 cursos de graduação classificados entre os melhores do Brasil no Guia da Faculdade Estadão 2023. Os cursos de Nutrição e Química (Bacharelado) receberam 5 estrelas, nível máximo do ranking, considerado excelente. Outros 25 cursos ficaram com 4 estrelas, a segunda melhor colocação, e dois receberam 3 estrelas.
 
Receberam 4 estrelas, nota considerada muito boa, os cursos de: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Geografia (Bacharelado), Biomedicina, Engenharia Ambiental, Geografia (Licenciatura), Biotecnologia, Matemática, Ciências Biológicas (Bacharelado), Medicina, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Odontologia, Ciências Sociais (Licenciatura), Pedagogia, Enfermagem, Química (Licenciatura), Bacharelado em Ciência e Economia, Farmácia, Ciências Atuariais, Fisioterapia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, História, Física, Ciências Econômicas. No ranking, os cursos de Engenharia de Minas e Administração Pública conquistaram três estrelas, pontuação considerada boa.
 
Para a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Roberta Seron Sanches, o Guia da Faculdade apresenta metodologia própria de avaliação, porém, diferente da adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). “Embora não seja considerada uma avaliação oficial dos cursos de graduação, estar entre os cursos estrelados por esta publicação direcionada aos estudantes e veiculada nacionalmente, além de reforçar a qualidade dos cursos da UNIFAL-MG, possibilita visibilidade aos mesmos, principalmente junto aos estudantes que se encontram no momento de busca por um curso superior”, afirma.
 
De acordo com o reitor, professor Sandro Amadeu Cerveira, os critérios trabalhados pelo Guia da Faculdade colaboram para que a Universidade reveja os currículos e projetos pedagógicos dos cursos. “Como já destaquei em outro momento, a Universidade não pauta suas ações a partir de rankings, que são sempre limitados dado que partem de determinados filtros que raramente contemplam nossos compromissos estruturantes em relação ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Dito isso, o Guia da Faculdade trabalha com alguns critérios interessantes que contribuem para que possamos refletir sobre nossos currículos e projetos dos cursos. Assim, é importante comemorar o desempenho dos cursos da UNIFAL-MG, pois eles refletem o compromisso da com a excelência no ensino, e o esforço coletivo de nossos professores, estudantes, equipe técnica e gestores, para proporcionar uma educação de alta qualidade”, comenta.
 
O Guia da Faculdade foi criado pelo Jornal Estadão, Jornal Estadão, em parceria com a empresa de startup Quero Educação, no final de 2018. A metodologia utilizada é conhecida como “avaliação por pares”, a qual envolve o levantamento da opinião de professores que atuam no ensino superior sobre o projeto pedagógico do curso, sobre o corpo docente, como o perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos, e a infraestrutura, como o espaço físico, os materiais e equipamentos oferecidos. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores. Atualmente, são mais de 10,5 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores voluntários do Guia da Faculdade.
 
Confira o levantamento completo, acessando o Guia da Faculdade 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.