23/10/2023 às 16h55min - Atualizada em 23/10/2023 às 16h55min
Em constante evolução como destino pet friendly, Monte Verde (MG) espera pelos turistas para o feriado de Finados
FONTE: Rafael Franco - [email protected] - FOTOS: Divulgação/MOVE
Monte Verde é reconhecido como um ótimo destino pet friendly para os turistas C
Estabelecimentos investem em estrutura e orientação especializada para receber animais de estimação
Eleito o terceiro destino mais acolhedor do Brasil no prêmio anual Traveller Review Awards 2023, organizado pela plataforma Booking, o distrito de Monte Verde (MG) investe cada vez mais para recepcionar os turistas que não abrem mão de visitar a região com seus animais de estimação, tornando um destino pet friendly.
Para receber todos neste feriado prolongado de Finados, 2 de novembro (quinta-feira), os empresários da região participaram do workshop “Olá, Cidade Pet”, do programa “Roteiro Pet Friendly de Excelência”, promovido em agosto com o apoio da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).
No encontro, empresários de diversos setores do turismo, como hotelaria, gastronomia, passeios e comércio, receberam orientações e conteúdo para adoção de uma política voltada para segurança, conforto e bem-estar dos animais, clientes e colaboradores.
O workshop foi ministrado pela médica veterinária Patrícia Moraes, fundadora da Olá Pet Vivências Pet Friendly e presidente da ABRAMPEF (Associação Brasileira do Movimento Pet Friendly). A especialista ressalta a importância de Monte Verde continuar evoluindo como um destino hospitaleiro para os animais de estimação e consequentemente também para os seus donos.
“Uma vez que você está incluindo o pet como seu ‘cliente’, você precisa pensar na segurança não só do turista, mas também da equipe que irá recebê-lo, pois um pet pode morder etc. E os empresários da região demonstraram bastante interesse no tema. O objetivo foi levar noções gerais e orientações importantes para construir uma política pet friendly”, afirmou a especialista, que concedeu um certificado aos participantes do workshop.
A empresária Glaucia Selingardi de Oliveira, sócia-proprietária do grupo Suíça Mineira, que possui duas pousadas e um restaurante em Monte Verde, participou do evento e enfatizou a importância de receber animais e seus tutores da melhor forma possível em seus estabelecimentos, todos hoje associados à MOVE.
“O Grupo Suíça Mineira acompanha o aumento desse mercado consumidor e vê nele uma grande oportunidade de negócio. O pet é um membro da família e precisa ter um espaço pensado nele, para que tanto a família quanto ele sintam-se bem acolhidos. A presença de animais no estabelecimento cria um ambiente acolhedor e amigável aos hóspedes e clientes, tornando-os mais felizes e satisfeitos. Isso aumenta a fidelidade do cliente. Mas entendemos a importância de deixar as regras e a política pet friendly bem claras aos tutores para assim preservar a saúde e bem-estar do animal”, afirma Glaucia.
Atualmente, a MOVE conta com 71 associados que aceitam animais de estimação. São 17 opções de hospedagens, entre hotéis, pousadas e chalés, além de 18 estabelecimentos, como restaurantes, bares e cafés. Para completar, há 36 agências de passeios que também aceitam animais de estimação, um diferencial para os turistas que queiram levá-los nos roteiros realizados no distrito mineiro.
Silvia Dauch, proprietária da pousada Águia da Montanha, também participou do workshop e exaltou a iniciativa. “O evento foi muito bom para a troca de ideias e experiências com a Olá Pet e com os associados da MOVE presentes. Acho importante ter participado porque Monte Verde está se tornando um destino cada vez mais pet friendly. E é necessário se atualizar e se preparar para atender a essa demanda, que está cada vez maior.”
Patrícia Moraes, por sua vez, destaca que é fundamental o apoio da prefeitura e da secretaria de Turismo de Camanducaia para fomentar a política de acolhimento aos animais de estimação. “Para o pessoal dos comércios e das hospedagens, incentivar a colocar avisos de que o local é pet friendly faz toda a diferença para que o público perceba que aquela cidade está preocupada em receber bem os pets”, enfatiza a médica veterinária.
Patrícia também promoveu uma pesquisa junto ao empresariado de Monte Verde cujo resultado a convenceu de que o distrito já possui uma tendência de se tornar, em breve, uma rota pet friendly de excelência. “Os empresários querem isso, têm interesse pelo assunto e buscam cada vez mais gente especializada e profissionalismo para poderem receber os pets com conforto, segurança e bem-estar”, completa a especialista.
Veja a lista de estabelecimentos associados à MOVE que aceitam pets em Monte Verde:
Hospedagens*
Chalés Florada do Amanhã
Chalés Leopoldo
Green Village Hotel
Estalagem Serra de Minas
Estalagem Tronador
Fazenda Hotel Itapuá
Hotel Porthal das Videiras
Pousada Águia da Montanha
Pousada Ahavanoah
Pousada Bramasole
Pousada Cantos e Contos
Pousada Gressoney Mountain
Pousada Jardim Monte Verde
Pousada São Luiz
Pousada Suíça Mineira Centro e Garden
Pousada Vila Suíça
Bares, restaurantes e cafés*
Arsenal da Cerveja
A Pioneira Chocolateria
Gressoney Chocolates
Hügel Bar
Malka Bar
Restaurante Alameda Suíça
Restaurante do Parque Oschin
Restaurante Boteco do Lago
Restaurante Dona Mucama
Restaurante e Cervejaria Fritz
Restaurante Vila Madre
Restaurante Wine Not
Restaurante Confraria Paulistânia
Restaurante Paulo da Trutas
Restaurante Rasselbock
Restaurante Villa Amarela
Sabor e Arte – Café e doces
Vino DiVino – Vinhos
(*) A MOVE recomenda que o turista entre em contato com o estabelecimento antes de visitá-lo para se certificar das regras definidas para os pets no local.