Brand-News Publicidade 1200x90
26/09/2023 às 15h40min - Atualizada em 26/09/2023 às 15h40min

Do birdwatching ao primate watching: uma experiência única de imersão na biodiversidade da Amazônia

FONTE: Visar Planejamento - Leandro Rabelais - [email protected] - FOTOS: Divulgação
C 
Com 140 espécies de primatas, o Brasil assume uma posição de líder mundial na diversidade desses animais, um título que coloca o país em destaque para a prática emergente de "macaquear", uma observação sobre essas criaturas em seu ambiente natural. 
 
Inspirado no hobby popular de “observar pássaros” ou “passarinhar”, o termo “macaquear” vem ganhando terreno como uma forma de promover o turismo ecológico, ao mesmo tempo em que valoriza a biodiversidade do país. Esse novo enfoque ecoturístico não apenas fomenta a economia local, como também encorajou a preservação da fauna e flora brasileiras.
 
O Cristalino Lodge, localizado em Alta Floresta, na Amazônia de Mato Grosso, é um exemplo de empreendimento que está agregando essa prática aos seus roteiros turísticos, tornando-se um dos melhores hotéis na floresta para os específicos em “macaquear”. Os pacotes oferecidos pelo hotel permitem que turistas, militares com binóculos e câmeras fotográficas, adentrem a floresta em busca de avistamentos de primatas, como macacos-prego, bugios e macacos-aranha, sempre com o conforto de calçados resistentes recomendados para a atividade.
 
Num país que, juntamente com Madagáscar, Congo e Indonésia, abriga 58% de todas as espécies de primatas do mundo, o potencial para o crescimento dessa prática é imenso. A observação de primatas oferece uma experiência rica e diversificada, desde o canto em dueto dos zogue-zogues até os poderosos roncos dos bugios, passando por cenas tocantes de grupos de micos e macacos carregando seus filhotes. Tal atividade não apenas revela um universo de núcleos, sons comportamentais e fascinantes, mas também oferece uma oportunidade para valorizar a floresta em pé e incentivar a conservação ambiental.
 
Apesar de ainda estar crescendo no Brasil, a prática de observar primatas já é uma atividade costumaz em partes do continente africano, onde o turismo para observação de gorilas e chimpanzés é bastante popular, juntando-se aos safaris tradicionais que já oferecem chances de avistar outros macacos, como babuínos e colobos. O macaco brasileiro, portanto, tem potencial para se tornar um dos grandes atrativos turísticos do país, unindo conservação ambiental, fomento ao turismo local e um mergulho profundo na riqueza da biodiversidade nacional.
 
 
SOBRE O CRISTALINO LODGE - O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares - uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Só de aves, são quase 600 espécies catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai visitantes do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.
O Cristalino Lodge possui 18 bangalôs abastecidos com energia solar, duas torres de observação, mais de 30km de trilhas para passeios guiados e atividades como canoagem e banho de rio no deck flutuante. A gastronomia Amazônica, assinada pelo renomado chef Fábio Vieira, complementa a experiência no hotel com muito estilo. Desde 1990, a Fundação Ecológica Cristalino contribui com o lodge no desenvolvimento de programas de conservação, educação e pesquisa em prol da biodiversidade. Eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, o Cristalino Lodge recebeu o certificado Green Líderes TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do prêmio de sustentabilidade da Brazilian Luxury Travel Association - BLTA.
 
SERVIÇO:
Cristalino Lodge
Alta Floresta, Mato Grosso 
Fones: +55 (66) 3521-2221
WhatsApp: +55 (11) 93432-2121
E-mail: [email protected] 
Site: cristalinolodge.com.br 
Instagram: @cristalinolodge

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.