Brand-News Publicidade 1200x90
26/09/2023 às 15h26min - Atualizada em 26/09/2023 às 15h26min

Cooperativa Vinícola Garibaldi lança seu primeiro espumante Nature

FONTE: EXATA COMUNICAÇÃO - Viviane Somacal - [email protected] - FOTO: Agência Philogus
Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc da Cooperativa Vinícola Garibaldi
C 
Linha premium Garibaldi VG passa a oferecer rótulo Blanc de Blanc
 
À primeira vista, o novo espumante a ingressar no mix da Cooperativa Vinícola Garibaldi chama a atenção pelo nome diferente: Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc. De fato, é preciso destrinchar algumas nuances sobre as nomenclaturas que estampam o rótulo da bebida. O termo Nature designa os espumantes com até 3 gramas de açúcar por litro, conforme determina a legislação nacional. “Blanc de Blanc”, por sua vez, significa que o espumante é elaborado apenas com uvas brancas. Embora essa definição acompanhe há pouco tempo a vitivinicultura nacional, é uma expressão utilizada desde os anos 1940 na França, onde, mesmo lá, só foi reconhecida pela legislação da região de Champagne a partir da segunda década deste século.

Há, ainda, outras particularidades para o espumante Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc. Criada para a linha premium VG, a bebida é o primeiro espumante Nature da marca gaúcha. Nesse tipo de espumante, a qualidade da uva é ainda mais importante para a obtenção de um bom vinho base, com acidez equilibrada de forma que, mesmo com baixo conteúdo de açúcar, haja uma perfeita harmonia em seu paladar. Assim, sem a adição do açúcar no licor de expedição, uma solução para definir o estilo do espumante - Extra Brut, Brut, Demi Sec -, restará apenas o açúcar residual da segunda fermentação. “É um espumante que mesmo com baixíssimo conteúdo de açúcar, revela bom frescor e cremosidade, características fundamentais para um bom espumante”, observa o enólogo chefe da Cooperativa, Ricardo Morari.

O Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc é elaborado 100% com uvas Chardonnay, colhidas de vinhedos em espaldeira. Esse sistema ajuda a proporcionar uma melhor e mais lenta maturação, de modo a auxiliar o vinhedo a preservar qualidades como acidez e frescor da uva. Elaborado pelo método Charmat Longo, que permite aproximar as características do espumante ao Método Tradicional, já que ele permanece por 12 meses em contato com as leveduras no tanque, favorecendo a autólise. “Isso traz grande complexidade à bebida, obtendo também boa cremosidade e elegância”, diz Morari.

Dessa forma, o Nature é um espumante que agrada muito a consumidores iniciados no mundo do vinho, com um paladar mais desenvolvido. Visualmente, o VG Nature Blanc de Blanc tem coloração amarelo palha com reflexos levemente esverdeados e borbulhas finas e persistentes com boa formação de coroa, enquanto no olfato os aromas são de intensidade média-alta, com notas frescas mescladas com toques tostados, mel, damasco e amêndoas. Já em boca, a bebida se destaca pela cremosidade, com bom frescor, proporcionado por uma acidez equilibrada, e pela boa persistência. Para a harmonização, a cooperativa indica carnes brancas, peixes, frutos do mar e aves, além de queijos maturados.

O lançamento está disponível no complexo enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi, nos parceiros de vendas online da marca através do site e também já disponível no PDV. O valor sugerido é a partir de R$ 72,00 a garrafa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.