Brand-News Publicidade 1200x90
21/09/2023 às 16h21min - Atualizada em 21/09/2023 às 16h21min

Revitalização das calçadas do centro de Poços: projeto segue no cronograma e prioriza segurança e comunicação com comerciantes

FONTE E FOTOS: Site da Prefeitura de Poços de Caldas
c 
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a secretaria de Projetos e Obras Públicas, está avançando com o projeto de renovação das calçadas urbanas, e o primeiro trecho está sendo concluído.
 
Primeiro Trecho: entre as Ruas Prefeito Chagas e Junqueiras
O ponto de partida para essa ambiciosa empreitada de revitalização urbana foi o trecho compreendido entre as ruas Prefeito Chagas e Junqueiras, onde mais de 200 metros de calçadas receberam uma reforma completa. O processo foi realizado de forma ágil e segura, incluindo as demolições necessárias e a instalação de um novo revestimento.
O material escolhido para o piso foi o granito com acabamento flameado, devido à sua alta resistência e textura renovada, garantindo a segurança dos pedestres. Além disso, está previsto o uso de tijolos requeimados, conferindo um charme rústico ao mosaico urbano.
 

Próximos passos: mais trechos em revitalização

Agora que o primeiro trecho está sendo concluído, a equipe de obras está realizando a limpeza geral e o remanejamento do canteiro de obras para um novo segmento, que se estenderá entre as ruas Rio de Janeiro e Prefeito Chagas na calçada da Praça Pedro Sanches. No total, o projeto de revitalização das calçadas na área central da cidade abrangerá mais de 8 mil m2.
 
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a execução ficou a cargo da empresa CGPLAN Engenharia, vencedora da licitação por meio da concorrência pública 001/2023. A fiscalização da obra é realizada pela Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas.
 
Segundo o secretário de Obras, José Benedito Damião, o projeto segue dentro do cronograma e todos os comerciantes são avisados com antecedência. “É fundamental ressaltar que estamos seguindo à risca o cronograma previsto, o que nos permite afirmar com confiança que estamos no caminho certo para concluir essa empreitada com sucesso. Temos mantido um diálogo constante com os comerciantes locais, e todas as instruções são planejadas e comunicadas com antecedência. Nossa maior preocupação é garantir a segurança de todos os envolvidos nesse processo. Por isso, ao realizar as obras, isolamos cuidadosamente as áreas em manutenção para proteger os transeuntes e comerciantes. É importante destacar que as entradas das lojas estão sendo preservadas, e a fase de assentamento das calçadas está sendo realizada de forma gradual e organizada.”
 
É importante destacar que todo o processo de revitalização atende rigorosamente às leis de acessibilidade, como a n. 10.098 de dezembro de 2001 e a ABNT NBR 9050:2020, que garante acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A Prefeitura também consultou órgãos como o CONPEDE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e o CONDEPHACT-PC (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços) para garantir a preservação do patrimônio histórico da cidade.
 
Ampliação das novas calçadas
Nesta primeira etapa, a implantação das novas calçadas abrangerá o quadrilátero formado pelas ruas Assis Figueiredo, Junqueiras, Praça Pedro Sanches e Avenida Francisco Salles. Esse projeto não apenas realçará a estética da região central, mas também contribuirá diretamente para a valorização do espaço público, tornando Poços de Caldas ainda mais convidativa para seus moradores e visitantes.
 
A secretaria de Serviços Públicos também vai realizar o paisagismo das áreas, o que dará mais um passo em direção a um ambiente urbano moderno, acessível e seguro, onde a beleza natural se harmoniza com o cuidado com o patrimônio histórico e o bem-estar de sua população.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.