03/05/2021 às 15h40min - Atualizada em 03/05/2021 às 15h40min

Poços de Caldas integra Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Equipe da Secult/Poços durante reunião da Rede de Gestores

O município de Poços de Caldas foi convidado a representar a região intermediária de Pouso Alegre na Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, é um dos 26 secretários territoriais que compõem o grupo de trabalho, que tem como objetivo articular o diálogo entre estado e municípios.
Consolidada em 2020, durante as discussões entre o poder público e a sociedade civil para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19, a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais formalizou sua diretoria e a escolha dos secretários em reunião realizada no dia 06 de abril, em ambiente virtual.
Com a criação das Secretarias Territoriais, a meta é consolidar a articulação entre os municípios. Os Secretários Territoriais devem atuar como elos com os gestores municipais, estimulando a participação nos mecanismos de fomento disponibilizados pelo estado.
A adesão à Rede de Gestores está atrelada ao desenvolvimento local sustentável e à melhoria da qualidade de vida nas cidades. Os municípios devem planejar uma atuação conjunta em gastronomia, equipamentos culturais, valorização do patrimônio e em ações como mostras, festivais e festas populares, levando em conta o fortalecimento de aspectos culturais, criativos e econômicos.
Foram realizadas três reuniões, das quais duas já com a rede estruturada. “A cidade de Poços de Caldas foi convidada pelo trabalho articulado que vem realizando com os municípios da região e também pela discussão regionalizada que passou a ter com cerca de 50 municípios mais próximos, articulados e em cooperação, a partir da Lei Aldir Blanc”, informa Gustavo Dutra.
A estrutura da Rede de Gestores é formada por Sérgio de Paula e Silva Júnior, na função de presidente; Joana Maria Coelho, vice-presidente de Turismo; Giane Elisa Sales de Almeida, vice-presidente de Cultura; Alex Tiso Chaves, Secretário de mobilização; Marcia Betânia Oliveira Horta, Secretária de formação; e Igor Araújo Diniz, secretário de Comunicação. Completam a estrutura da Rede, 26 secretários territoriais, sendo 13 de Cultura e 13 de Turismo.
“Esperamos colaborar nas discussões evidenciando as condições peculiares de Poços de Caldas quanto à qualidade e quantidade de produção, número de artistas e investimentos, utilizando a Rede também como possibilidade de aprendizado contínuo e troca de experiências com cidades de outros portes e outras peculiaridades de gestão e de produção no campo da cultura, com as quais também sempre aprendemos muito”, completa Gustavo Dutra.
 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp