15/09/2023 às 15h38min - Atualizada em 15/09/2023 às 15h38min

NOTAS RÁPIDAS - 15/09

MARCA BRASILEIRA, AZEITE SABIÁ RECEBE PRÊMIO DE EMPRESA DO ANO NA ITÁLIA
 
As Fazendas do Azeite Sabiá acabam de receber mais uma premiação internacional. Desta vez, o concurso italiano Lodo Guide, um dos mais tradicionais de azeites de oliva extravirgem do mundo, reconheceu a brasileira como a Empresa do Ano. A marca concorreu com companhias italianas prestigiadas como a Marfuga, fundada em 1817, e Frantoi Cutrera, criada em 1906.
Lançado comercialmente em 2020, o Azeite Sabiá é produzido em duas fazendas nas regiões da Serra da Mantiqueira (SP) e da Serra do Sudeste (RS). Em sua quarta safra comercial, já coleciona 86 prêmios internacionais.
Os organizadores do Lodo destacaram que “mais uma vez, este ano, o azeite Sabiá criou verdadeiras obras-primas - “óleos que, através de suas notas aromáticas, capturam toda a sua experiência, dedicação e trabalho duro.”
Em Santo Antônio do Pinhal, a Fazenda do Campo Alto recebe visitantes que querem aprender mais sobre o processo de produção, além de oferecer degustações e uma loja. Todas as informações, como horário de visitas, conteúdos sobre azeite e onde encontrá-lo, podem ser encontradas no site da empresa.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
 
STJ AUTORIZA PACIENTES A CULTIVAREM MACONHA PARA FINS MEDICINAIS
 
A 3ª Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu nesta quarta-feira (13) salvo-conduto para pacientes que pediam autorização para o cultivo doméstico de maconha com o objetivo de produzir o óleo de canabidiol (CBD) para fins medicinais. Com a decisão, eles poderão plantar a erva sem correr o risco de serem acusados de tráfico de drogas.
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
SHOPEE PEDE ADESÃO AO REMESSA CONFORME, QUE ISENTA IMPOSTO PARA COMPRAS DE ATÉ US$ 50
 
A Shopee protocolou nesta quinta-feira (14) o pedido de adesão ao programa Remessa Conforme, que isenta imposto de importação em compras internacionais de até US$ 50 e prevê liberação mais rápida no despacho aduaneiro.
Agora, a Receita Federal analisará a documentação enviada pela empresa, que fala em "oferecer ainda mais transparência aos consumidores que compram de vendedores internacionais no marketplace."
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
LIVE NPC: A TENDÊNCIA DO TIKTOK QUE RENDE MILHARES DE DÓLARES
 
Poucos minutos no TikTok é o suficiente para ver um vídeo de uma pessoa reagindo, com movimentos e falas limitados, aos presentes virtuais enviados pelos seguidores.
Chamadas "Lives de NPC", a tendência tem ganhado cada vez mais adeptos e movimentado milhares de dólares diariamente.
A sigla NPC vem do mundo gamer e significa Non Playable Character, isto é, Personagem Não Jogável. Nas lives, ou nas transmissões ao vivo, os usuários se comportam como se fossem esses personagens secundários e reagem aos presentes enviados pelos espectadores, que são convertidos em dinheiro pela própria plataforma.
Segundo o The New York Times, alguns já chegaram a faturar de R$ 30 mil a R$ 50 mil com lives de NPC, que podem durar algumas horas. A pioneira da nova tendência foi PinkyDoll, que reage aos sorvetes e pirulitos virtuais que recebe de seus seguidores.
No Brasil, alguns TikTokers já aderiram à nova moda por conta do retorno financeiro. Felca, Karen Arara, Prizza e Júnior Caldeirão são alguns dos nomes que viraram referências na produção das lives.
Felca chegou, inclusive, a acumular mais de 13 milhões de acessos simultâneos em uma das transmissões e já declarou que seguirá com o conteúdo. Em um dos episódios, o influencer contou que ganhou mais de $200 (aproximadamente R$ 1 mil) em apenas 10 minutos.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
 
THE TOWN 2023: PRIMEIRA EDIÇÃO HISTÓRICA ENTRA PARA O CALENDÁRIO DE SÃO PAULO E TERMINA COM PÚBLICO DE MEIO MILHÃO DE PESSOAS
 
Com ingressos totalmente esgotados, a primeira edição do The Town entrou para a história e para a agenda oficial de eventos dos paulistanos. Foram meio milhão de pessoas em cinco dias, 220 ativações, 125 shows, nove ambientes, seis palcos, um musical, 235 horas de experiência e uma semelhança inacreditável com a primeira edição do Rock in Rio, lá em 1985.
Do momento de abertura dos portões da Cidade da Música, no dia 2 de setembro, até o último dia de festival (10 de setembro), o The Town entregou música, cultura, arte, emoção, felicidade e até um pouco de lama.
O show de luzes apresentado no primeiro dia abusou da tecnologia para emocionar e dar protagonismo ao público, que foi o grande destaque desta primeira edição - foram distribuídas 100 mil pulseiras e, com a ajuda de 1.000m2 de telões de LED, mais de 6.300 spots de luz e fogos de artifício foi criado um espetáculo inesquecível na Cidade da Música.
Falando em fãs, do meio milhão de pessoas presentes nos cinco dias de festival, 325 mil vieram de fora da cidade de São Paulo, representando cerca de 65% do público.
O The Town gerou 19 mil empregos diretos e indiretos e um impacto econômico de R$ 1.7 bilhão para a cidade, estimado pela FGV. Ainda sobre tecnologia, foram 300 mil downloads do aplicativo e o público deu nota 9.5 para o sinal 5G da Vivo.
Em levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP), a ocupação dos hotéis na capital paulista entre os dias 2 e 10 de setembro passou dos 85%, número 25,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Foram 750 pessoas trabalhando na produção e operação técnica de seis palcos, 1.200 carros, vans e ônibus na operação dos shows e um total de 27 mil credenciais emitidas, sendo 813 lâminas de imprensa.
 
FONTE: Approach Comunicação - [email protected]
 

 
PIB MINEIRO CRESCE 4,4% NO SEGUNDO TRIMESTRE COM RESULTADOS POSITIVOS EM AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS
 
O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais no segundo trimestre de 2023 foi estimado em R$ 258,1 bilhões, valor que representa 9,7% de participação no PIB do Brasil para este mesmo período. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior (janeiro, fevereiro e março) na série com ajuste sazonal (conforme as estações do ano), o crescimento foi de 4,4%, conforme resultados apresentados nesta sexta-feira (15/9) pela Fundação João Pinheiro (FJP).
Segundo os pesquisadores da fundação, a alta pode ser explicada pelos excelentes resultados alcançados nas áreas de agricultura, pecuária e produção florestal (R$ 31,4 bilhões), indústrias (R$ 61,1 bilhões) e serviços (R$ 138,7 bilhões). A agropecuária, por exemplo, na mesma base de comparação, registrou alta de 11%. Já os chamados outros serviços cresceram 2,9% e a indústria de transformação, 1,5%.
Na comparação com o segundo trimestre de 2022, a expansão do PIB foi de 3%.
Os dados do PIB de Minas Gerais no segundo trimestre de 2023 foram apresentados por pesquisadores da FJP em live transmitida pelo canal da fundação no Youtube. O resultado também pode ser consultado no Informativo FJP Contas Regionais: Produto Interno Bruto de Minas Gerais (2º trimestre de 2023), V. 5, N.3, disponível no site da instituição (www.fjp.mg.gov.br).
 
FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected]
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