03/05/2021 às 10h38min - Atualizada em 29/04/2021 às 16h38min

Visite conosco a arquitetura religiosa de Garibaldi

FONTE E FOTOS: Charles Tonet e Tânia Tonet/ Vicente Silveira
,
A arquitetura religiosa de Garibaldi e região demonstra a importância da fé herdada dos imigrantes italianos. São construções espalhadas por diversas localidades do município e que guardam histórias e detalhes riquíssimos, além de demonstrarem grande importância socioantropológica na cultura da Serra Gaúcha. 
 
A nossa viagem se baseia no livro "Perto das Estrelas", de 2013, idealizado pelas integrantes do "Circolo Trentino di Garibaldi", Angela Maria Peretti, Edi Mattuella Debenetti e Mônica De Antoni Farias. O texto é de Charles Tonet e Tânia Tonet e as fotos de Vicente Silveira. A publicação contou com recursos da Lei Rouanet e da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Capela São Pedro, localizada na comunidade 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. O prédio obteve licença para a construção em 1895, a fundação da atual capela ocorreu em 1933 com as bênçãos do Padre Antônio Zattera e sua inauguração foi oficializada em 19 de abril de 1936.
 










 
 
Localizada na Linha Costa Real, popularmente conhecida como Anunciata, a capela em honra a Nossa Senhora da Anunciação foi construída em 1950 e inaugurada no ano seguinte. A primeira licença para celebrações religiosas foi concedida em 1913, com o benzimento do sino.
 
 
 









Uma das capelas mais antigas do interior de Garibaldi é esta dedicada a São José, que fica localizada na comunidade de Costa Real. Datado de 1902, o atual prédio recebeu a bênção para ser construído em 1900 em substituição ao já existente no local.

Uma das características da época de sua construção é o campanário, ou torre sineira, completamente separado do prédio principal.
 
 
 
Fugindo do comum para espaços religiosos, a atual construção da capela de Santo Alexandre foi inaugurada em 1967. Porém, a história religiosa da comunidade de Marcílio Dias, onde ela está localizada, inicia no início do século passado, quando a primeira imagem de Nossa Senhora de Caravaggio recebeu a bênção para reger o local.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp