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12/09/2023 às 15h20min - Atualizada em 12/09/2023 às 15h20min

Campinas recupera imponência de símbolo da era de ouro do transporte ferroviário

FONTE: Prefeitura de Campinas - [email protected] - FOTO: Carlos Bassan
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Prédio de 120 anos onde funcionou Oficina de Locomotivas da Companhia Mogiana tem primeira fase de restauração concluída, com recuperação de características originais
 
A Prefeitura de Campinas concluiu a primeira etapa da reforma do antigo prédio da Oficina de Locomotivas da Companhia Mogiana. O "Prédio do Relógio", construído em 1903, é tombado como patrimônio histórico e integra o Complexo Ferroviário Central da cidade de Campinas, um dos maiores entrepostos comerciais de café no final do século 18 e início do 19.
 
A estrutura de 6,5 mil m2 foi uma das construções mais imponentes da Companhia Mogiana, em uma época em que o transporte ferroviário era o principal modal de transporte do país. O prédio foi desativado em 1993 e assim permaneceu por quase 30 anos. Neste período, o local chegou a abrigar moradores em situação de rua e foi alvo de furtos. Em 2013, um incêndio atingiu o espaço e destruiu parte do telhado.

O grande desafio da reforma foi fazer a recuperação da estrutura, respeitando suas características originais. Por exemplo, o restauro da cobertura, incluindo o lanternim e sheds, que ganharam novamente os vidros do projeto original, elaborado pelo engenheiro Carlos Stevenson. Os vidros, aliás, são um diferencial do projeto. O objetivo de Stevenson, com as amplas janelas e o lanternim, era aumentar o conforto dos trabalhadores, com a circulação de ar e luz. Mas esses elementos conferiram um ganho estético para a obra.
 
A reforma utilizou 5.000 m2 de vidro. A colocação dos vidros, com tratamento acústico e térmico, foi feita por meio de parceria entre a Campinas Decor e a Cyberglass/AGC. O prédio abrigará a edição do Campinas Decor em março de 2024.

Outra característica sobressalente da obra é o uso de tijolos aparentes, formando camadas e adornos nos arcos das portas e janelas.

A reforma contemplou ainda:
- Restauro das esquadrias;
- Demolição de fechamentos construídos de forma improvisada ao longo do tempo;
- Revisão e adequação das instalações elétricas;
- Manutenção e restauro das luminárias;
- Remoção das tubulações elétricas aparentes;
- Revisão e adequação das instalações hidrossanitárias.
 
A obra foi realizada como contrapartida a partir de parecer do Estudo/Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) de um loteamento da empresa BDI Realty Empreendimento Imobiliário Ltda.

OUTRAS ETAPAS - Na segunda fase das obras, o “Prédio do Relógio” terá o piso recuperado e receberá uma nova pintura. O local está sendo preparado para, no futuro, ser um centro cultural onde serão realizados eventos, feiras, exposições e oficinas culturais. A recuperação de todo o pátio ferroviário campineiro faz parte do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC/Nosso Centro), que pretende revitalizar e reocupar a área central.

Há o projeto paisagístico para criação de um parque urbano. Outra intervenção será a implantação de uma unidade do Parque Escola. Além disso, será implantado o espaço de inovação para empresas de tecnologia/startups.

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