Brand-News Publicidade 1200x90
12/09/2023 às 15h04min - Atualizada em 12/09/2023 às 15h04min

+ DO TURISMO - 12/09

Holambra (SP), Capital Nacional das Flores
C
De norte a sul: Brasil e suas “Capitais Nacionais”
 
O Brasil é considerado o país do futebol. Mas muito além do esporte, o local também abriga diversas "Capitais Nacionais" relacionadas à gastronomia, cultura, natureza, artes, tradições e outros. São municípios brasileiros, que por meio de lei federal, carregam títulos que mostram o empenho do destino em se especializar em alguma atividade. A mais recente, segundo o Ministério do Turismo, é a cidade de Lagoa Dourada, em Minas Gerais, que se tornou a Capital Nacional do Rocambole. A produção do famoso doce na cidade é uma tradição com mais de 100 anos.

Desde 2006, o Congresso Nacional vem reconhecendo cidades como "Capitais Nacionais". A primeira a receber o seu título foi Passo Fundo (RS), que foi declarada a Capital Nacional da Literatura. A cidade, desde 1981, é a sede da Jornada Nacional de Literatura. "O reconhecimento desses municípios por alguma atividade marcante fomenta o turismo na região. A curiosidade para conhecer mais sobre a atuação do local naquele ramo acaba convidando os viajantes a verem de perto", comenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
 
Entre as cidades com esse título estão, por exemplo, Gramado (RS), Capital Nacional do Chocolate Artesanal; São Luís (MA), Capital Nacional do Bumba Meu Boi; Salinas (MG), Capital Nacional da Cachaça; Holambra (SP), Capital Nacional das Flores; Laguna (SC), Capital Nacional dos Botos; Sorriso (MT), Capital Nacional do Agronegócio; Atibaia (SP), Capital Nacional do Morango; Nova Iguaçu (RJ), Capital Nacional dos Cosméticos; Itabaiana (SE), Capital Nacional do Caminhão; Nova Esperança (PR), Capital Nacional da Seda; Joinville (SC), Capital Nacional da Dança; Taubaté (SP), Capital Nacional da Literatura Infantil; e outros.

São destinos voltados para todos os públicos, desde os que procuram por oportunidades de negócios até para os que querem conhecer mais da história do país ou do local. “Elas se destacam por suas riquezas, peculiaridades e originalidade”, afirma Carlos Eduardo. "O título transforma o destino em um grande atrativo turístico e econômico."
 
No site do Senado Federal é possível encontrar o mapa das “Capitais Nacionais”. Ao todo, 46 destinos já receberam os seus títulos. Além disso, também é possível checar quais são as mais de 100 regiões que buscam por seus títulos. 
 
A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagens para os turistas visitarem todas as “Capitais Nacionais” e mais. Para mais informações, acesse o site ou ligue para 3004 9912 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).
 
 
FONTE E FOTO: Geovana Oliveira Costa - [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.