Brand-News Publicidade 1200x90
25/08/2023 às 15h23min - Atualizada em 25/08/2023 às 15h23min

Com trilhas reabertas e novas atrações, Monte Verde (MG) espera pelos turistas no feriado de 7 de setembro

FONTE: Rafael Franco - [email protected]
Passeio noturno na trilha da Pedra Redonda é nova atração para os turistas - Foto: Divulgação/Agência Nossa Viagem
c 
Distrito de Camanducaia passa a contar com passeio noturno até a Pedra Redonda às sextas e aos sábados; Chapéu do Bispo volta a abrir para visitação
 
Localizada a mais de 1.600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) tem entre os seus principais atrativos turísticos os programas realizados dentro de sua natureza exuberante. E quem for visitar o distrito de Camanducaia neste próximo feriado prolongado da Independência do Brasil, 7 de setembro (quinta-feira), vai poder desfrutar de novidades.

Recém-lançado, o passeio noturno na trilha da Pedra Redonda tem encantado os turistas. Às sextas-feiras e aos sábados, é possível fazer a trilha à noite, devidamente acompanhado por um guia. A Pedra Redonda é um dos destinos mais conhecidos da região, e o passeio noturno somente foi possível com os investimentos feitos pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) na infraestrutura da trilha, como escadas de madeira, nova sinalização e outras melhorias.
Desta forma, com o percurso cada vez mais seguro, foi possível lançar a caminhada à noite, em um trajeto de 926 metros de extensão que vai até o pico da Pedra Redonda, um dos pontos mais altos de Monte Verde, a 1.990 m acima do nível do mar e de onde o turista contempla uma vista de 360º das montanhas da Serra da Mantiqueira. E, no meio dessa trilha, ainda há um mirante, propício ao registro de belas fotos. No site da MOVE, é possível encontrar agências que oferecem o passeio.
 
 
Uma das agências que hoje oferecem a atração noturna na trilha da Pedra Redonda é a Nossa Viagem, com saídas às 19h30, nas sextas-feiras e nos sábados. Ao preço de R$ 200 por pessoa e com duas horas de duração, o pacote da atração inclui transporte em veículo com tração 4x4, lanterna de cabeça individual, bastão de caminhada, guia local e um fotógrafo graduado em Turismo com equipamento profissional para produzir imagens de qualidade à noite, mesmo com pouca iluminação. Isso se deve graças a uma técnica chamada Light Painting, que utiliza diferentes fontes de luz, direcionadas como se fossem pincéis, para pintar a cena fotografada.

Outra novidade para o feriado da Independência é a trilha do Chapéu do Bispo, que também é administrada pela MOVE e foi reaberta após um período fechada para melhorias. Agora, volta a ser oferecida como opção pelas agências locais, como a Lino Tour, que oferece também uma série de pacotes com diversas opções de passeios para serem realizados durante o dia.
Eliomar Miranda, guarda-parque da MOVE, destaca os pontos positivos das melhorias realizadas que permitiram a reabertura da trilha. “Devido a essa área possuir um controle de acesso e um número limitado de visitantes, além de não permitir animais domésticos, é mais provável avistar nessa trilha diversas espécies de fauna. Além disso, por meio das ações de manejo realizadas, a trilha se tornou mais segura para os visitantes, resultando na redução do impacto ambiental e na diminuição dos pontos de erosão causados pela água. E as florestas desse espaço fazem parte da porção de apenas 12% que ainda existe de Mata Atlântica no Brasil”, destaca.
 
Ao proporcionar uma linda vista para a Pedra do Baú e o Pico dos Marins, esse percurso também teve a beleza de suas paisagens ressaltada por Miranda, que alertou ainda sobre uma exigência para quem pretende chegar ao cume do Chapéu do Bispo. “Em sua base, é possível avistar Monte Verde pela face norte da Serra da Mantiqueira. Já o topo oferece uma vista panorâmica de 360°. Porém, o acesso só é permitido mediante acompanhamento de um guia credenciado e com utilização de equipamentos de segurança”, enfatiza.
O passeio nessa trilha pode ser contratado pelo site da MOVE ou por meio das 11 agências de passeios credenciadas que atualmente estão oferecendo esse programa. Com um nível de dificuldade considerado moderado, o trajeto tem duração de cerca de 1h30, possui uma subida íngreme e ocorre em um terreno acidentado. Por isso, não é recomendado para pessoas com problema de saúde, sedentárias e com dificuldade de locomoção. Além disso, também não pode ser feito por crianças com menos de 1,30 m de altura e menores de oito anos de idade.

ACESSO AO PLATÔ - Embora o percurso original da trilha do Platô, também administrada pela MOVE, esteja fechado por tempo indeterminado em razão de um incêndio ocorrido em julho, o acesso ao Platô pode ser feito por meio da trilha do Chapéu do Bispo. Miranda, porém, alerta que esse trajeto só pode ser feito com uma agência autorizada e precisa ser contratado previamente.
“A gente fecha com um grupo de pessoas e, quem quiser estender o passeio até o Platô, tem de ir com um guia credenciado. Essa trilha está em boas condições, pois promovemos melhorias nela, que a deixou bem segura”, completa o guarda-parque, que também indicou as trilhas do Pinheiro Velho e a das Corredeiras do Itapuá como outras boas opções aos visitantes.
 
O especialista ainda revela que, em breve, a MOVE passará a oferecer, além do tour noturno, um novo horário de passeio na Pedra Redonda, que terá como atrativo inédito aos turistas acompanhar o nascer do sol no local. “Vai ocorrer das 5h30 às 7h30. Só estamos terminando de fazer alguns ajustes e organizar algumas coisas para disponibilizá-lo com as melhores condições possíveis para quem tiver interesse em realizá-lo”, finaliza Miranda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.