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25/08/2023 às 15h04min - Atualizada em 25/08/2023 às 15h04min

+ DO TURISMO - 25/08

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Booking, Latam Airlines e Tripadvisor lideram o ranking de sites de viagens mais visitados pelos brasileiros, aponta Semrush

 
Levantamento, divulgado pela plataforma de monitoramento online, ressalta que mais de 80% do acesso aos sites foi feito por dispositivos móveis
 
Não é novidade que o setor do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia. As restrições de isolamento implementadas tanto no Brasil quanto nos demais países do mundo pausaram as viagens e, com isso, negócios como aeroportos, hotéis e pousadas precisaram fechar temporariamente suas portas. No entanto (e felizmente), a pandemia chegou ao fim e, com ela, a ansiedade por sair de casa. 
Para entender como está o setor em 2023, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, monitorou como foram as buscas dos brasileiros na internet relacionadas à termos de viagens entre julho de 2019 e junho deste ano. 
De acordo com a pesquisa, os termos relacionados a promoções cresceram nos últimos quatro anos. Em julho de 2019, o termo “passagens aéreas baratas” foi pesquisado 165 mil vezes na internet. Já, em junho de 2023, o número saltou para 301 mil, registrando um crescimento de 82.4%. Outra palavra-chave que ganhou destaque foi “pacotes de viagens em promoção”, que aumentou 125%, saindo de 2.5 mil para 5.4 mil. No entanto, a procura por “pacote de viagens”, sem a especificação da promoção, diminuiu 32.9% no período, caindo de 246 mil para 165 mil. 
 
Além das buscas dos brasileiros, a Semrush também monitorou o tráfego dos principais sites de turismo do Brasil entre junho de 2022 e junho deste ano.
Confira o ranking dos 10 sites do setor mais acessados mensalmente pelos brasileiros:
Booking - 15.33 milhões de visitas mensais;
LATAM Airlines - 12.69 milhões de visitas mensais;
TripAdvisor - 11.62 milhões de visitas mensais;
123milhas - 8.12 milhões de visitas mensais;
Voe Azul - 6.89 milhões de visitas mensais;
Voe Gol - 6.41 milhões de visitas mensais;
ClickBus - 6.35 milhões de visitas mensais;
Localiza - 5.38 milhões de visitas mensais;
Airbnb - 5.13 milhões de visitas mensais;
Melhores Destinos - 4.95 milhões de visitas mensais.
 
A Semrush também analisou o perfil do público que procura por viagens, assim como o canal utilizado. Segundo a empresa, dos 82.9 milhões de visitas aos 10 principais sites, 66.6 milhões o fizeram por dispositivos móveis, ou seja, 80.34% de todo o acesso aos sites foi feito pelo celular. Em relação a idade dos visitantes, os jovens adultos saíram na frente: 32.22% das visitas foram feitas por pessoas de 25 a 34 anos. Já o gênero afetou pouco o índice de acessos. Enquanto as mulheres representaram 50.37% das visitasos homens foram responsáveis por 49.63%
 
FONTE: Giulia Martins - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
 
 
 
Volume de passageiros afetados por cancelamentos de voo cresce 108% até julho, aponta levantamento AirHelp
 
Os cancelamentos até julho já atingiram 1,2 milhão de passageiros nos aeroportos do país, o que representa 1 em cada 37 passageiros transportados no período. O volume já supera os 584 mil afetados por esse mesmo tipo de ocorrência no mesmo período do ano passado, representando 1 em cada 73 passageiros transportados nos sete primeiros meses do ano passado. Os dados fazem parte de levantamento da AirHelp, maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque.
Nos sete primeiros meses deste ano as companhias aéreas brasileiras transportaram 45,8 milhões de passageiros. O volume contabilizado ultrapassou a marca registrada no mesmo período de 2022, quando 42,7 milhões de passageiros foram transportados nos aeroportos brasileiros.
Os atrasos também trouxeram uma boa dor de cabeça aos passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros. Até julho 7,8 milhões de passageiros foram afetados por atrasos de voos nos aeroportos do país, representando 1 em cada 5 passageiros transportados no período. O volume já supera os 5 milhões afetados por esse mesmo tipo de ocorrência no mesmo período do ano passado, representando 1 em cada 8 passageiros transportados nos sete primeiros meses do ano passado.
Atrasos superiores a duas horas afetaram 287 mil passageiros de janeiro a julho deste ano contra 233 mil no mesmo período do ano anterior, impactando um em cada 159 passageiros. Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas.
Segundo levantamento da AirHelp, do total de passageiros afetados, 1,5 milhão teria direito à indenização pelos transtornos com atrasos superiores a duas horas e cancelamentos, ou seja, 1 em cada 30 passageiros é elegível a pleitear compensação financeira às companhias aéreas no período analisado. No ano passado foram 818,5 mil (1 em cada 52).
 
FONTE: Conteúdo Comunicação - Vinicius Pereira - [email protected]

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