Brand-News Publicidade 1200x90
17/08/2023 às 15h55min - Atualizada em 17/08/2023 às 15h55min

Projeto Turismo Educativo 60+ realiza visita guiada ao Country Club

TEXTO: Flávio José Valente - FOTOS: Divulgação / Galera de Poços (Facebook)
Turma Unabem reunida no estacionamento do Country Clube, onde ficava o Posto Zootécnico
c 
A turma da Universidade Aberta da Maturidade (Unabem) visitou as instalações do Country Club como parte das atividades do Projeto Turismo Educativo 60+. A visita foi conduzida pelos professores Flávio J. Valente e Adriana G. B. Oliveira.
 
Segundo Dr. Mario Mourão, em seu livro “Poços de Caldas - Síntese Histórica e Crenológica”, de 1933, a história do Country Club começa em 1910 quando, numa atitude visionária, o prefeito Francisco Escobar destina quatro hectares de terra (cerca de 40 mil metros) e cria um Posto Zootécnico e o Horto Municipal. Este último, destinado a cultura de plantas ornamentais e árvores frutíferas para serem fornecidas gratuitamente aos moradores da cidade, assim como para incrementar a facilidade de aquisição de todas as hortaliças. Cerca de 20 anos depois, já na década de 1930, outro prefeito visionário, Francisco de Paula Assis Figueiredo, transforma o antigo Posto Zootécnico num Clube Esportivo e Social, que viria a se constituir mais tarde no que hoje conhecemos como Country Club.
 
A sede do antigo Posto Zootécnico (foto) foi demolida para dar lugar ao atual estacionamento do Country. Tanto o antigo Posto como o atual Casarão, hoje tombado, foram por muitos anos palco de inúmeros eventos grandiosos que movimentaram a sociedade local, e contava com a presença de visitantes ilustres, como Getúlio Vargas e família. O complexo esportivo, com suas quadras de tênis e piscinas, foram referência de grandes competições e local onde muitos poços-caldenses deram seus primeiros passos esportivos. Hoje em dia, contudo, o que se observa infelizmente é um Country Club em estado de quase abandono. E, ironicamente, em suas instalações o Country abriga duas secretarias da prefeitura que zelam pela cidade (Obras e Serviços Urbanos). Enfim, o Country de hoje necessita urgentemente de restauro e revitalização para fazer jus ao grande ponto turístico que já foi um dia.
 
O projeto Turismo Educativo 60+ visa fortalecer sentimentos de pertencimento e identificação dos alunos por meio de ministração de aulas de história/geografia e de visitas guiadas aos principais atrativos turísticos da cidade, coordenado pelo professor Dr. Flávio José Valente ([email protected]).
 
A Unabem é um programa de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desenvolvido para a população acima de 60 anos, que tem por objetivo promover atividades intelectuais, elevar a autoestima, a sociabilidade, além de desenvolver as capacidades cognitivas dos integrantes. A coordenação do núcleo de Poços de Caldas é da professora Dra. Adriana Gavião B. Oliveira ([email protected]). Para os interessados, tanto o projeto como o programa são atividades gratuitas e abertas a toda comunidade.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.