Brand-News Publicidade 1200x90
17/08/2023 às 13h55min - Atualizada em 17/08/2023 às 13h55min

Após evento de lançamento, Câmara realiza primeira oficina do Parlamento Mulher

FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c 
A Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo e da Comissão de Direitos da Mulher, realizou a cerimônia de lançamento do Parlamento Mulher, nesta semana. A primeira oficina do projeto acontecerá na segunda-feira (21), às 17h30, no Plenário, com o tema Violência Doméstica e Familiar. Nesta primeira edição, 89 mulheres se inscreveram para as atividades.
Durante o evento de lançamento, as participantes receberam informações sobre as oficinas e demais etapas do projeto. Outros temas serão abordados nos próximos meses, entre eles saúde da mulher, espaço da mulher no esporte e na cultura e mulheres na política. Após todos os debates, as mulheres devem elaborar propostas para votação e encaminhamento aos órgãos pertinentes.
           
Para a vereadora Regina Cioffi (PP), autora da Resolução que criou o Parlamento Mulher e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, a execução do projeto marca o início de um trabalho muito importante em Poços. “Hoje é um dia muito especial, um divisor de águas em nossa cidade. A Câmara Municipal está fazendo o seu papel de acolhimento para que as mulheres possam participar efetivamente da vida política, e não falo da política partidária, falo de atuar em políticas públicas para as mulheres. É fundamental que nós possamos, cada vez mais, entender que só vamos ter ações efetivas para as nossas necessidades quando tivermos mais mulheres, seja participando de pleitos eleitorais ou não, mas que, efetivamente, estejam participando da vida política”, disse a parlamentar.
           
Regina destacou o trabalho desta Legislatura na aprovação de leis que tratam da garantia dos direitos das mulheres. “Não poderia jamais deixar de agradecer à Mesa Diretora, que deu todo apoio e espaço necessário, e aos meus colegas vereadores pelo trabalho diferenciado que temos feito no que diz respeito às políticas públicas voltadas às mulheres. Temos que ter nosso espaço, a democratização passa por nós, a democracia está em processo de crescimento ainda e nós precisamos avançar”, afirmou.
           
A vereadora Luzia Martins (PDT), também integrante da Comissão de Direitos da Mulher, falou sobre a importância do Parlamento Mulher. “Esse é um passo fundamental dado por essa Casa. Cabe a cada uma de nós saber das nossas necessidades diante do dia a dia, das circunstâncias que nos acolhem. É muito recente a participação do homem na educação dos filhos, então nossa luta somente nós sabemos qual é. Estar aqui é importante demais, nós acompanhamos o Parlamento Jovem e sabemos o quanto é imprescindível despertar o conhecimento sobre as políticas, sobre os poderes. Então, dar essa oportunidade às mulheres é, também, fundamental”, ressaltou.
           
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Osmara Nogueira lembrou da atuação do órgão na garantia dos direitos da mulheres. “Nós estamos aqui para ajudar, fortalecer e cooperar nos direitos da mulheres. As reuniões do nosso Conselho são sempre às primeiras terças-feiras do mês e todas estão convidadas, porque além de tudo que já foi dito aqui, o Conselho tem também o dever de fiscalizar, de ver se tudo está, realmente, sendo implantado. Eu não posso fazer nada sozinha, preciso da colaboração de todas. Juntas nós somos mais fortes, devemos nos unir e estarmos sempre atentas, buscando cada vez mais nossos direitos”, declarou.
           
Também participaram do lançamento a primeira-dama do município Maisi Angellini e a advogada Dra. Mariana Moraes Prézia Moura, integrante da Comissão da Mulher Advogada da 25ª Subseção da OAB/MG.
           
Entre outros objetivos, o projeto Parlamento Mulher visa discutir o protagonismo das mulheres no contexto municipal e a necessidade de maior participação feminina na agenda política local. Tem como finalidade, também, garantir espaços de visibilidade e debater temáticas que impactam a vida das mulheres As oficinas serão sempre às segundas-feiras, com transmissão ao vivo pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.