FONTE E FOTO: Equipe ASCOM - Assessoria de Comunicação UNIFAE - [email protected]
X Jaqueline Cristina da Silva, 29 anos, e João Batista Justino Filho, 32, são formados em Engenharia de Produção na UNIFAE. Denis Godoy, 28, está quase se formando em Engenharia Mecânica. Apesar da proximidade familiar - Jaqueline e Denis são namorados, e João é tio de Jaqueline –, foram as Engenharias que os uniram para investir em um novo empreendimento - uma churrascaria diferente em São João da Boa Vista (SP).
“Nenhum de nós três temos experiência, nem com restaurante, nem com cozinha. Eu trabalho na área de finanças atualmente, mas já exerci partes da engenharia; o Denis sempre trabalhou com a mecânica e, hoje, está se formando; e o João conhece a parte de PCP (Planejamento e Controle de Produção) e projetos. Então, a cozinha é a primeira vez, mas a engenharia tem esse poder de te ajudar a entender os processos. Independente da área que você é, vai conseguir executar com mais eficiência”, destaca Jaqueline.
A ideia de montar o “Só Filet na Brasa” (nome do estabelecimento, localizado próximo ao centro da cidade) surgiu em um encontro de família. Depois de muitas conversas e nas experiências que cada um já viveu, nas profissões e na vida pessoal, veio o empreendimento. “Nos modelos tradicionais de churrascaria, parecido com o que fazemos em casa, não tem. Foi aí que a gente pensou, se for para ser a nossa ideia, queremos o original churrasco. Fizemos uma votação para o nome e deu certo”, comenta Denis.
Quanto ao investimento, Jaqueline dá detalhes do início. “Pegamos o cartão de crédito, sentamos e decidimos investir o mínimo do mínimo para iniciar um negócio legal. E como engenheiros, buscamos entender os processos com alguns testes e etapas para otimizar a ideia cada vez mais”, explica.
A VEZ DA ENGENHARIA - Quanto aos estudos na Engenharia da UNIFAE, eles não têm dúvidas de que a área molda a visão de qualquer coisa em que as pessoas queiram empreender. “Quando você passa pelo processo de se tornar um engenheiro, começa a enxergar que todos os processos são interligados. Não é diferente em qualquer trabalho e, principalmente, no nosso negócio. Ajudou a entender quais habilidades que cada sócio tem de melhor para usar dentro do processo; onde cada um irá desempenhar sua melhor função; e ajudou a garantir nos nossos processos a qualidade da carne e da entrega”, garante João.
“Além disso, tem a departamentalização do nosso restaurante. Como nosso objetivo é virar uma franquia no futuro, a gente criou os departamentos e as responsabilidades de cada área. Isso também só foi possível por termos essa facilidade. Estamos crescendo bem rápido por conta dessa organização que cada um tem no seu setor. Toda a padronização se deve ao conhecimento dentro da engenharia, adquirido na faculdade”, ressalta Jaqueline.
A jovem afirma que, se não fosse a formação na área, não teriam a coragem de assumir um compromisso em algo tão diferente. “A gente conseguiu olhar para algo que nunca fizemos e ter a segurança para testar e entender que conseguiríamos”, conclui Jaqueline.
Para o Reitor, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, é sempre bom ver os profissionais formados na UNIFAE se destacando no mercado de trabalho. “Mostra que estamos no caminho certo. Eles se dedicaram e se dedicam até hoje nos estudos, com nossos professores, e brilham na inovação e no empreendedorismo. Estão de parabéns”, finaliza.