Brand-News Publicidade 1200x90
11/08/2023 às 14h19min - Atualizada em 11/08/2023 às 14h19min

Geração nem-nem: 9,8 milhões dos jovens brasileiros não estudam e estão fora do mercado de trabalho

FONTE: Caique Costa - [email protected] - FOTO: Divulgação - Unsplash
A inteligência emocional é um dos principais fatores para contornar situações de conflito no ambiente de trabalho - Figura meramente ilustrativa
Z 
Habilidades pessoais e cursos profissionalizantes são os requisitos para começar uma carreira profissional
 
A “geração nem-nem” tem se tornado uma preocupação ao redor do mundo. Essa população é conhecida por nem trabalhar e nem estudar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,8 milhões de jovens entre 15 e 29 anos estão nessa situação apenas no Brasil, o que representa 20% dessa faixa etária. 

Esses números elevados representam o quanto os jovens estão perdendo as oportunidades de emprego e influenciando no cenário de educação do país. A ausência de engajamento desse público se torna algo preocupante para o seu desenvolvimento pessoal e de toda a sociedade. Quando essa população fica de fora do ambiente corporativo e educacional, suas perspectivas para o futuro podem ser muito limitadas.

“Em paralelo aos jovens da geração nem-nem, algumas pessoas buscam sucesso em seus estudos e trabalho de forma rápida e imediata. Essa é a cultura do imediatismo, ou seja, tudo remete ao ´agora´, sem paciência e até mesmo sem discernimento. Por conta dessa percepção em seu crescimento pessoal, alguns estudantes e colaboradores se sentem frustrados, pois não entendem que uma carreira bem-sucedida não acontece da noite para o dia”, declara Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

A população nem-nem e os imediatistas trilham caminhos diferentes, e muitos jovens pensam em um mesmo objetivo: sucesso profissional. Para alcançar essa meta, eles recorrem a diferentes alternativas, como um emprego que gostam ou uma graduação. Entretanto, nem sempre uma faculdade garante um bom desenvolvimento profissional ou de soft skills.
 
As soft skills são habilidades comportamentais, com relação direta com a forma que uma pessoa lida com outra, seja em interações, conflitos ou atividades em grupo. Quanto mais positiva for a capacidade de lidar com essas situações, melhor são suas habilidades pessoais. Esse tipo de aptidão é vista com bons olhos por grandes empresas e responsáveis pelos recursos humanos. 

“Ter empatia e capacidade de lidar com outras pessoas é algo a ser valorizado. No mercado de trabalho, existem situações que exigem muita inteligência emocional para serem contornadas. Preparar um jovem para esse tipo de desafio é algo que fará a diferença em sua carreira profissional”, afirma Lissandro Falkowiski, Gerente de Educação do Cebrac.

Alguém recém-chegado ao mundo corporativo pode ter mais facilidade em alcançar suas metas ao desenvolver sua inteligência emocional e outras habilidades pessoais, como a comunicação assertiva e a autoconfiança. Segundo a pesquisa Juventudes Brasileiras, 30% dos jovens têm a estabilidade financeira como principal objetivo de vida. 

Porém, para chegar à estabilidade desejada, é necessário ter moderação e saber lidar com os recursos para que, seja possível controlar os gastos, planejar o futuro, evitar endividamento e frustrações, e entender como prosperar com a família. 

Os cursos profissionalizantes são uma das portas de entrada para uma carreira profissional bem sucedida. Entretanto, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria, apenas 6% dos brasileiros entre 16 e 24 anos estão matriculados em um desses cursos. 

Crescer profissionalmente se torna um caminho com menos obstáculos quando o jovem busca por mais conhecimento. O Cebrac disponibiliza aos seus alunos uma variada opção de cursos que pavimentam o caminho para o sucesso em sua profissão. O curso de inglês do Cebrac é um dos mais destacados para aumentar as chances dos estudantes no mercado profissional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.