Brand-News Publicidade 1200x90
10/08/2023 às 13h48min - Atualizada em 10/08/2023 às 13h48min

Alcides Mosconi diz que nova técnica de tratamento da próstata deve chegar a Poços

FONTE: Marco Antônio da Silva - FOTO: Divulgação
Tratamentos para doenças na próstata, que tantos sintomas e incômodos trazem, completam 50 anos em 2023. As terapias avançaram e, cada vez mais, surgem novidades na área. No Brasil, o sucesso atual é a Técnica Rezum, que utiliza vapor d’água, considerada uma das mais vantajosas para quadros de Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), doença comum caracterizada pelo aumento do volume da glândula. O urologista poços-caldense Alcides Mosconi Neto informou, nesta quarta-feira, que Poços de Caldas poderá contar em breve com o procedimento.
 
O médico participou do lançamento do método Rezum no Boston Scientific, em São Paulo (SP), junto com outros renomados especialistas de todo o país, um seleto grupo que há anos desenvolve pesquisas relacionadas à saúde do homem. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2022, o método “já é usado nos Estados Unidos, para pesquisa, há cerca de seis anos e com resultados promissores”, conforme relatórios disponíveis.
 
TÉCNICA REZUM - Na técnica Rezum é introduzida uma câmera de vídeo pela uretra e injetado na próstata um vapor de água a mais de 100°C, que ao entrar em contato com o tecido, cuja temperatura é de 36°C, provoca um equilíbrio térmico e o tamanho da glândula é reduzido em até 48%. Especialistas relatam que o procedimento é indolor e rápido (cerca de 5 minutos), podendo ser realizado em consultório, porque é raro o risco de sangramento e, portanto, não há necessidade de internação. “Por volta de 1h30, o paciente já pode ir para casa”, calculam os terapeutas.
 
O novo método é opção para o paciente que não quer passar pelas cirurgias tradicionais e também alternativa para quem não se adaptou às medicações. Outro grande trunfo é a redução do risco de ejaculação retrógrada. Enquanto nas cirurgias invasivas essa possibilidade ultrapassa 90%, com a técnica, que usa vapor, a taxa de risco fica entre 5% e 10%.
 
FATORES DA HPB - Na literatura médica, quadros de HBP estão relacionados a diversos fatores - e entre os mais importantes estão a idade avançada, histórico familiar, níveis elevados de testosterona e hábitos alimentares pouco saudáveis. Desta condição resultam sintomas urológicos, já que o aumento da próstata comprime a uretra - canal por onde passa a urina. Os indícios mais comuns são: demora para começar a urinar, esforço para o fazer xixi, ardor, jacto fraco, fino ou intermitente. Também vontade súbita de urinar, aumento na frequência, dor ou sensação de peso no baixo ventre e ainda incapacidade de esvaziar por completo a bexiga e gotejo após urinar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.