Brand-News Publicidade 1200x90
09/08/2023 às 15h08min - Atualizada em 09/08/2023 às 15h08min

Atividade física é um medicamento natural

FONTE: Dayse Luan - [email protected] - FOTOS: Divulgação - Freepik / Arquivo pessoal
c 
Especialistas ressaltam que exercícios físicos ajudam na vida saudável e a prevenir doenças
 
Cerca de 52% dos brasileiros não praticam atividade física regularmente. Entre as mulheres, 45% não realizaram nenhum exercício físico em 2023, enquanto entre os homens foram 32% que não fizeram exercícios. Os dados são do Serviço Social da Indústria (Sesi) e foram coletados em março para a Pesquisa Saúde e Trabalho, divulgada no final de junho. De acordo com o levantamento, 22% dos brasileiros se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana, 8% ao menos duas vezes por semana e 5% uma vez por semana. Estes avaliam o estado de saúde individual como muito bom ou regular.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física regular é a prática feita em intensidade no mínimo moderada, por 150 minutos semanais divididos em três a quatro dias da semana e que causam modificações na fisiologia do corpo humano, entre elas, sudorese, aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória. Para adolescentes, a recomendação é de 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa. O Dia Nacional da Saúde foi celebrado no último sábado, 5 de agosto, para conscientizar sobre a importância de se ter um estilo de vida mais saudável. 
 
O cardiologista José Luiz da Silva Júnior (foto), que atende no centro clínico do Órion Complex, destaca as vantagens proporcionadas pelos exercícios. “Os mais comumente conhecidos são os benefícios da saúde cardiovascular, a atividade física diminui o nosso risco de infarto, de AVC e de outras doenças cardiovasculares, mas os benefícios não param por aí. Existem alguns estudos relacionando à atividade física frequente com a prevenção do desenvolvimento de câncer. Além disso, o exercício físico nos ajuda na saúde dos ossos, na prevenção e tratamento da osteoporose, pode nos auxiliar também no tratamento e prevenção de doenças crônicas como diabetes mellitus, a hipertensão arterial, ajuda a evitar o ganho de peso, sobrepeso e obesidade”, detalha.
 
O especialista também ressalta os benefícios para a saúde mental daqueles que estão em dia com os exercícios. “Além dos benefícios para o corpo, é comprovado que pessoas que realizam atividade física com regularidade têm menor risco de desenvolver transtorno de humor, como depressão, e ela também é fundamental no tratamento também de doenças psiquiátricas. A atividade física está relacionada também a doenças como demência e traz prevenção nesse tipo de enfermidade, como o Alzheimer”, exemplifica o médico. 
 
“Veja só que maravilha, a atividade física é um medicamento, se a gente for parar para pensar, que reduz o risco de mortalidade global, principalmente morte cardiovascular, e diminui o risco de desenvolver várias doenças, de vários órgãos do corpo, como câncer, insônia, depressão, demência, diabetes, colesterol alto, pressão alta e por aí vai, e ainda é de graça”, resume José Luiz da Silva Júnior. Ele ainda salienta a importância de uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, verduras, legumes e frutas, com baixo consumo de gorduras saturadas e sal. “É fundamental o baixíssimo consumo de produtos industrializados e processados. A gente deve, majoritariamente, consumir alimentos o mais in natura possível, quanto menos processado e modificado o alimento, mais saudável ele é e maior deve ser a participação na nossa alimentação”.
 
NA PRÁTICA - Academias que funcionam 24 horas, as que existem dentro dos condomínios e ao ar livre hoje fazem parte da realidade de metrópoles. Para o educador físico e gerente da Bluefit Academia unidade Shopping Estação Goiânia, Guilherme Santana, esse aumento da oferta de espaços para fazer atividade física estimula que mais pessoas incluam o exercício físico em sua rotina. "No nosso caso, que é ininterrupto, percebemos que o fluxo de alunos não para. Até de madrugada, tem gente vindo malhar e isto é positivo para a saúde", diz. 
 
Guilherme explica que o ideal é fazer ao menos 30 minutos de atividade física diária como corrida, caminhada, futebol, natação e dança. Já a prática de exercícios físicos como ponte, agachamento, flexão de braço e abdominal, comuns na musculação, devem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana, com duração mínima de meia hora. “Para além de garantir a saúde do corpo como estímulos ao sistema imunológico, promovendo níveis adequados de açúcar no sangue e ajudando no fortalecimento dos ossos, os exercícios e atividades físicas, se praticados com frequência, também resultam em benefícios para a mente como sensação de bem-estar e autoestima”, pontua o educador físico.
 
Guilherme ainda destaca que, assim como praticar simples hábitos como levar o cachorro para passear, andar de bicicleta e optar pela escada no lugar do elevador ou escada rolante, realizar exercícios na companhia de alguém pode ajudar a tornar a atividade mais prazerosa, diminuindo assim, o risco de desistência. “Ninguém gosta de sair de casa para fazer algo sozinho, ainda mais se demandar esforço e dedicação. Nós (seres humanos) necessitamos de estímulo e companhia”, enfatiza. A fala de Guilherme encontra consonância com a Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP (Universidade de São Paulo), que mostra que assim como a falta de locais adequados e a distância e precariedade dos locais existentes, a falta de uma companhia desestimula a prática de exercícios físicos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.