Brand-News Publicidade 1200x90
04/08/2023 às 15h56min - Atualizada em 04/08/2023 às 15h56min

Vereadora Luzia Martins quer informações sobre área de transbordo de lixo

FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
,
Desde agosto de 2022, todos os resíduos sólidos coletados em Poços são transportados para a cidade de Casa Branca, no interior de São Paulo. Segundo informações da Prefeitura, essa medida foi a solução encontrada para o depósito do lixo produzido no município. Preocupada com algumas reclamações de irregularidades que chegaram até seu gabinete, a vereadora Luzia Martins (PDT) apresentou um Requerimento questionando a Prefeitura sobre como está, atualmente, a situação da área de transbordo do lixo, localizada próximo à divisa com Águas da Prata, que recebe a coleta feita pela empresa Liarth.
           
Segundo a parlamentar, o controle de resíduos sólidos é uma prática essencial para lidar com os impactos ambiental e sanitário gerados pelo descarte inadequado de lixo pela sociedade. “O gerenciamento visa minimizar os danos ao meio ambiente e promover a sustentabilidade e a saúde pública. Eu esperava maior comprometimento com essa questão tão séria, com maior controle dos resíduos, estação para separação do material reciclável, dando oportunidade de trabalho para os catadores, pesagem, para depois transportar esse material, garantindo assim a responsabilidade com o meio ambiente e, principalmente, com o gasto dos recursos públicos. Mas, infelizmente, o que se vê é um acúmulo de lixo e sem balança para pesagem e controle do material transportado”, declara.
           
No Requerimento, Luzia pontua que, conforme divulgado pela administração, a Prefeitura, através da equipe que já atuava no aterro municipal, é a responsável pela estação de transbordo, exercendo as funções de fiscalização, controle, limpeza e manutenção do local. Por outro lado, a empresa Liarth é responsável pela coleta e transporte dos resíduos até a área e a empresa SELETA pelo carregamento e transporte até o destino final. “Não existe uma área para armazenamento de resíduos, ou seja, tudo que for coletado diariamente deve ser transportado no mesmo dia. Considerando o volume de material e das reclamações que recebemos, estamos solicitando informações sobre a existência de grande quantidade de resíduos no local, se isso está sendo permitido e em quais condições”, afirma.
           
Ainda no documento, a legisladora indaga quantos funcionários da Prefeitura atuam na estação de transbordo, se há pesagem das carretas que transportam os resíduos para conhecimento da quantidade de material, quem faz esse trabalho e qual a média de tonelada/mês “É dever do vereador fiscalizar a administração, dar ciência às necessidades da população e acompanhar as ações do Poder Executivo, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das leis. Portanto, também com relação a esse tema específico, vou acompanhar as próximas providências a serem tomadas”, finaliza.
 
 

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.