Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
04/08/2023 às 15h51min - Atualizada em 04/08/2023 às 15h51min

Parque do Cristo é visitado pelo Projeto Turismo Educativo 60+

FONTE E FOTOS: Flávio José Valente
,
Na retomada das atividades do segundo semestre de 2023, a turma da Universidade Aberta da Maturidade (Unabem) realizou mais uma visita guiada dentro do Projeto Turismo Educativo 60+. Nesta oportunidade, o atrativo escolhido foi o Parque do Cristo, e os alunos foram guiados pelos professores Flávio J. Valente e Adriana G. B. Oliveira.
 
Como de praxe, primeiramente os alunos receberam em sala de aula, nas instalações da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), informações sobre a história, dados do monumento ao Cristo e exposição de fotos antigas do atrativo turístico. O idealizador do monumento foi José Raphael dos Santos Netto, na época do prefeito Agostinho Junqueira, contando inclusive com a colaboração do então presidente Juscelino Kubitschek, que emprestou uma máquina para abrir a estrada até o alto da serra de São Domingos. A obra, iniciada em fevereiro de 1958 pela firma Ottaviano Papais, de Campinas (SP), foi inaugurada em 13 de maio de 1958. As peças foram transportadas de Campinas para Poços de Caldas em cinco caminhões.

“É interessante notar quando um cidadão comum, mas munido de uma boa ideia e entusiasmo, pode mobilizar as pessoas certas e os recursos necessários e transformar isso no principal atrativo turístico de uma cidade”, observa o professor Dr. Flávio José Valente. Atualmente, o monumento ao Cristo, assim como todo o seu entorno, é administrado pela empresa CITUR que, recentemente, recebeu a concessão de exploração de alguns atrativos turísticos da cidade.
 
O projeto Turismo Educativo 60+ visa fortalecer sentimentos de pertencimento e identificação dos alunos por meio de ministração de aulas de história/geografia e de visitas guiadas aos principais atrativos turísticos da cidade, coordenado pelo professor Flávio ([email protected]).
 
A Unabem é um programa de extensão da UEMG desenvolvido para a população acima de 60 anos, que tem por objetivo promover atividades intelectuais com o objetivo de elevar a autoestima, a sociabilidade, além de desenvolver as capacidades cognitivas dos integrantes. A coordenação do núcleo de Poços de Caldas é da professora Dra. Adriana Gavião B. Oliveira ([email protected]). Para os interessados, tanto o projeto como o programa são atividades gratuitas e abertas a toda comunidade.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »