Brand-News Publicidade 1200x90
28/07/2023 às 15h47min - Atualizada em 28/07/2023 às 15h47min

Julho Verde: cirurgião oncológico da Unimed Poços alerta sobre os riscos do câncer de boca, cabeça e pescoço

FONTE E FOTO: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas
,
Um dos fatores de risco mais significativos é o tabagismo
 
Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da conscientização, prevenção e controle efetivo do câncer de boca, cabeça e pescoço, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) desenvolveu a campanha Julho Verde. Esse tipo de câncer, apesar de ser o sexto mais comum em âmbito global, recebe menos de 2% de financiamento para pesquisas, o que reforça a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a doença e seus fatores de risco. 
 
Os tumores de cabeça e pescoço englobam uma variedade de cânceres que se manifestam em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.   
 
De acordo com o cirurgião oncológico da Unimed Poços, o diagnóstico tardio é um dos principais obstáculos para o tratamento efetivo desse tipo de câncer. "Em 2023 estimamos 39.500 novos casos, sendo que, se diagnosticados em estágio inicial, o índice de cura chega a 90%. A conscientização sobre os fatores de risco e a adoção de hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção do câncer de boca, cabeça e pescoço”, explica Fernando Rodrigues Theodoro
 
Apesar da agressividade desse tipo de tumor, há cura, porém o diagnóstico precisa ser realizado precocemente. Os sinais costumam aparecer ainda no início do quadro, portanto estar atento a eles pode levar a um tratamento mais tranquilo e eficaz. “As principais alterações clínicas vão depender da localização do tumor, mas são elas: caroço no pescoço, rouquidão por mais de 3 semanas, dor ou dificuldade para engolir e ferida na boca, lábio ou língua que não cicatriza”, orienta o especialista. 
 
No Brasil, os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer, sendo o quinto tipo mais comum entre os homens, com aproximadamente 10 mil mortes por ano no país. “Um dos fatores de risco mais significativos é o tabagismo. O consumo de álcool, associado ao tabaco, aumenta em cinco vezes o risco de desenvolver câncer nessa região. Além disso, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) também tem contribuído para o aumento da incidência da doença", alerta o cooperado da Unimed Poços de Caldas.  
 
Diante disso, é fundamental estar atento aos sintomas e buscar ajuda profissional caso surjam quaisquer sinais preocupantes. A busca por uma vida saudável e o acesso a informações confiáveis são aliados fundamentais nessa luta. 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.