28/07/2023 às 15h36min - Atualizada em 28/07/2023 às 15h36min
+ DO TURISMO - 28/07
Mercado Modelo Cachoeira (BA) , Turismo criou mais de 105 mil empregos no país durante o 1º semestre deste ano
Setor foi responsável pela criação de 1 em cada 10 empregos durante os seis primeiros meses de 2023
Durante o primeiro semestre deste ano, o Turismo brasileiro já criou mais de 105 mil novos postos de trabalho. Os dados foram divulgados na quinta-feira (27.07) pelo Ministério do Turismo com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente em junho, o setor foi responsável pela geração de mais de 21,4 mil empregos no Brasil.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o setor tem potencial para ampliar ainda mais esse número e que, à frente da Pasta, trabalhará para que este potencial se torne realidade. “Temos a capacidade e podemos aumentar a participação do Turismo na economia do nosso país. Vamos explorar novas oportunidades, desenvolver iniciativas inovadoras e fortalecer parcerias, para impulsionar o turismo a patamares ainda mais elevados. Juntos, construiremos um cenário turístico próspero para o Brasil”, disse.
Entre os segmentos que mais geraram empregos no período, aparecem o de alojamento e alimentação, com mais de 13 mil vagas criadas, e o de transporte rodoviário de passageiros, com mais de 2 mil novos postos. O grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu 76.420 novos profissionais.
NOVO CAGED - Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.
FONTE: Ministério do Turismo - [email protected] - FOTO: Gleidson Santos/MTur
WTM Latin America anuncia novas datas para edição 2024
Pavilhões verde e branco, do Expo Center Norte, em São Paulo, devem receber mais de 27 mil pessoas durante os três dias de evento
“Olhamos para nossa principal premissa e buscamos estratégias para ampliar ainda mais o potencial do nosso evento nas perspectivas de visitantes e expositores nacionais e internacionais”. A afirmação é de Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, ao confirmar a mudança de data e reforçar a missão do evento, centrada nas conexões de negócio e de relacionamento entre a América Latina e o mundo. Em 2024, a WTM Latin America migra do início do mês e ocorre entre os dias 15 e 17 de abril, abrindo o calendário nacional de grandes eventos e preservando a agenda de possíveis conflitos com feriados.
Em 2023, a WTM Latin America reuniu 27.044 profissionais para explorar a oferta dos 623 expositores de 40 países. A ideia para 2024 é crescer ainda mais. “Uma das metas para essa edição é trazer mais expositores internacionais, ampliando a presença de empresas da Europa, América do Norte e Oriente Médio, o que resulta em ainda mais opções de negócios e networking para o trade latino-americano”, destaca Zanetti.
Por mais um ano, a WTM Latin America será realizada no Expo Center Norte. “Mantivemos a planta dentro dos pavilhões verde e branco, como ocorreu no ano passado, devido ao feedback positivo que recebemos em relação à otimização no fluxo de visitação”, finaliza Zanetti.
SOBRE A WTM LATIN AMERICA - A WTM Latin America é realizada, anualmente, na cidade de São Paulo e atrai mais de 25 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Em sua mais recente edição, em 2023, a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de seis mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores.
FONTE: Luciana Gonçalves Frei - [email protected]