Brand-News Publicidade 1200x90
27/07/2023 às 15h42min - Atualizada em 27/07/2023 às 15h42min

Instituto Flamel, a universidade para bruxos do Brasil, acontece entre os dias 4 e 7 de agosto, em Araxá

FONTE: Agência B21Geek - Bruna Chateaubriand - [email protected] - FOTOS: Divulgação
O Instituto Flamel fica em Araxá, Minas Gerais
,
Mais de 250 alunos estarão presentes na edição de 2023 da experiência imersiva, que é inspirada nos livros da escritora Vanessa Godoy
 
O Instituto Flamel, experiência imersiva em formato de LARP (Live Action Role Playing), acontece entre os dias 4 a 7 de agosto, em um grande hotel tombado pelo patrimônio histórico em Araxá, Minas Gerais. A instituição de ensino superior é voltada para os alunos que querem ser Alquimistas, Boticários e Peritos Forenses do mundo bruxo brasileiro.
 
Os alunos viverão quatro dias, imersos em aulas, atividades complementares, festas e muito mais. Todos os alunos recebem um mapa para se guiarem pelas dependências da universidade e um cronograma com diversas atividades. Nesta edição, são esperados mais de 250 alunos, que viverão inúmeras aventuras dentro do castelo. 
 
A programação já está disponível no site do Instituto Flamel. Essa imersão é voltada para alunos a partir de 14 anos (e bruxos de até 150 anos!), menores de 14 anos devem estar acompanhados de um maior responsável. No Flamel, você pode escolher entre os cursos de Alquimia, Botica e Al-Khemy Forense, dos anos 1 e 2. Além da participação em toda a programação especial da escola, as matrículas incluem também hospedagem e alimentação. Existe também a opção de comprar a Viagem Sulfurosa, com saídas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 
 
Sobre o Universo do Bàdiu

Os jogos de RPG sempre fizeram sucesso entre o público geek. No entanto, nos últimos anos uma nova modalidade vem ganhando ainda mais adeptos: o Live Action Role Playing (LARP). Como o próprio nome indica, trata-se de uma experiência teatral e imersiva à qual os participantes se submetem livremente; e que é realizada em tempo real, seguindo uma temática sugerida.  As iniciativas com foco em LARP têm impulsionado um novo mercado de turismo de geek no Brasil: o turismo que foca em uma experiência imersiva, transportando os fãs para o universo daquela história.
 
Essa é a premissa que deu origem ao Bàdiu: o Universo Bruxo Brasileiro. Criado pela autora Vanessa Godoy, o projeto nasceu em 2015 com a abertura da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB), uma inovadora experiência em LARP no mundo bruxo brasileiro. A primeira edição da EMB, que teve apenas um dia de duração, aconteceu no Rio Grande do Sul.
O sucesso do projeto foi tão grande que já no ano seguinte a escola mudou de endereço, passando a ocupar uma área de 8 mil m2 em um Castelo, em Campos Jordão (SP).  Só em 2022, a escola realizou quatro imersões, com 492 alunos, 37 atores em cena, 68 horas de imersão ininterruptas, 8h de aulas em cada uma, um campeonato de Argobol e um baile de formatura.
E os números não param por aí: desde 2015, já foram investidos mais de R$ 5 milhões no desenvolvimento e na expansão do projeto que levou, em 2019, à criação oficial do Universo Bruxo Brasileiro, batizado de Bàdiu. Com o lema "Uma Nação. Um povo. Um destino", o Bàdiu possibilitou a expansão dessa história para outros canais e novas experiências como o Instituto Flamel, uma instituição de ensino superior para Alquimistas, Boticários e Peritos Forenses do mundo bruxo brasileiro.
A universidade abriu fisicamente suas portas no começo de 2022 com uma imersão especial para mais de 280 alunos em um complexo de 33 mil m2, localizado em Araxá, Minas Gerais. Os participantes viveram, literalmente, como bruxos. Foram mais de 72 horas ininterruptas de programação, incluindo 10 horas de aula (com direito a uniforme, livros e trabalhos para apresentar); campeonatos de Argobol, canoagem e Arqueria; atividades e festas com o Grêmio Estudantil e a Atlética Sulfurosa; e um baile de formatura. Isso sem falar na terrível batalha final, que movimentou o mundo bruxo, e deixou muitas perguntas no ar, lançando um gancho para a próxima imersão do Instituto Flamel que acontecerá agora em agosto e reunirá o dobro de alunos.
 
O envolvimento dos participantes com o Bàdiu não fica apenas nas experiências presenciais: o universo conta também com um canal de TV no YouTube (a Bàdiu TV), uma revista virtual (Revista Merlin) e um jornal (The Bruxo Times), que ajudam os alunos a se manterem informados sobre o desenvolvimento da história entre uma imersão presencial e outra. O universo tem ainda uma loja, o Armazém Bàdiu, que vende produtos exclusivos: de varinhas (as varinhas Priori, marca de fabricação própria) a livros, acessórios e itens de decoração. E os livros: “A Brigada dos Amaldiçoados”, lançado pela editora Universo da Literatura em 2018, que traz uma história ambientada na própria EMB, e o recém-lançado “Estrelas do Amanhã”.
 
"Eu quero que o Bàdiu seja cada dia mais real e mais palpável. Que as pessoas se sintam menos espectadores e mais integrantes desse vasto universo bruxo que estamos criando. Quero formar cidadãos”, diz Vanessa Godoy.
 
Para fazer a sua inscrição e garantir o seu lugar no Instituto Flamel, basta acessar o site www.institutoflamel.com.br e escolher o ano e curso que deseja exercer. As inscrições para a Escola de Magia e Bruxaria também estão abertas e você pode conferir as datas das imersões no site www.escolademagiaebruxaria.com.br.
 
 
Conheça mais sobre o Instituto Flamel:
Instagram: https://www.instagram.com/institutoflamel/
Site: https://institutoflamel.com.br/
Video de apresentação: https://www.instagram.com/p/Cs7w0HAOhHf/
 
 


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.