27/07/2023 às 14h36min - Atualizada em 27/07/2023 às 14h36min
NOTAS RÁPIDAS - 27/07
, WHATSAPP LANÇA MENSAGENS DE VÍDEO INSTANTÂNEAS DE ATÉ 60 SEGUNDOS
Nesta quinta-feira (27), o WhatsApp anunciou o lançamento do recurso de mensagens de vídeo instantâneas. A novidade permite que os usuários gravem vídeos curtos e enviem nas conversas.
Segundo o aplicativo, a gravação é tão simples quanto mandar uma mensagem de áudio. Com a ferramenta, as pessoas poderão gravar até 60 segundos para mostrar algo que estão fazendo ou compartilhar algum momento.
Para mandar a mídia instantânea bastará selecionar a opção do vídeo e manter o botão pressionado para gravar. Também é possível deslizar para cima para bloquear e registrar o vídeo com as mãos livres.
Quando forem enviados, os vídeos serão reproduzidos automaticamente no modo silencioso quando forem abertos pela outra pessoa. Será preciso tocar na mensagem para ativar o áudio.
De acordo com o WhatsApp, assim como todos os outros tipos de mensagens, os vídeos instantâneos serão protegidos com a criptografia de ponta a ponta.
FONTE: TecMundo - www.tecmundo.com.br
RECORD ENCERRA NÚCLEO DE ESPORTE E ADOTA MODELO DA GLOBO
A Record encerrou seu núcleo fixo de esporte para remunerar profissionais terceirizados a cada trabalho realizado. A decisão, conforme informou a Folha de S.Paulo, acompanha a série de demissões na última semana, como uma das medidas para amenizar o prejuízo de R$ 500 milhões que teve na operação em 2022.
A emissora optou pela adoção do modelo de sua concorrente e terá contratos que duram apenas durante os campeonatos esportivos como o Paulistão, assim como faz a Globo. Entre os profissionais que permaneceram na remodelação estão a apresentadora Mylena Ciribelli e o narrador Lucas Pereira, que agora passam a responder diretamente ao comando de Jornalismo.
A Record garantiu em nota não existir um núcleo fixo esportivo e que os dispensados atuavam para o Jornalismo da emissora. A responsável por produzir imagens é a empresa Livemode. “Todos estavam lotados no departamento de Jornalismo da Record TV. Toda a equipe técnica e de produção da transmissão do Paulistão é feita pelos organizadores do campeonato há dois anos”, diz a nota da emissora.
FONTE: Eduardo Ribeiro - Jornalistas&Cia - [email protected]
AMAURY JR. DEIXA A REDETV APÓS 21 ANOS DE CASA
O apresentador Amaury Jr. decidiu deixar a RedeTV após 21 anos de casa. A decisão da saída do comunicador, famoso pela cobertura de eventos sociais e festas, foi anunciada em 21 de julho.
O motivo do desligamento foi o desejo do jornalista de se dedicar à sua produtora, a Callme Comunicaçōes, com novos projetos, e a BrazilTV, em Orlando, nos EUA. Em nota, a emissora ressaltou que o desligamento foi feito em comum acordo e que a relação com a empresa permanece boa.
Na RedeTV, Amaury de Assis Ferreira Júnior comandou o talk show Amaury Jr. Show, de 2008 a 2017. O apresentador saiu da emissora e passou por TV Gazeta, Record e Band antes de retornar, em 2019.
FONTE: Eduardo Ribeiro - Jornalistas&Cia - [email protected]
BRASILEIRO DEIXA DE COMPRAR, E CARNES FICAM QUASE 6% MAIS BARATAS EM 2023
A picanha está mais barata. Assim como o filé mignon, a alcatra, o contrafilé e quase todas as outras carnes vendidas nos supermercados e açougues. Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que aponta que em 2023, o preço médio das carnes já caiu 5,9%. A picanha, por exemplo, está 6,5% mais barata, e a alcatra e o filé mignon caíram 8%.
Por trás das fortes deflações, está a crise: o brasileiro reduziu a compra das carnes vermelhas nos últimos anos, depois que os preços dispararam na pandemia.
“A preferência do brasileiro é pela carne bovina, mas, se ele não tem renda, ele não compra”, explica Thiago Bernardino de Carvalho, da escola de agricultura da Universidade de São Paulo (USP).
“A China e os frigoríficos também estão pagando menos. E a produção cresceu. Então tem muita oferta, e os produtores ainda estão fazendo muita promoção”, contou o pesquisador.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
MUSEU DO AMANHÃ BATE RECORDE DE PÚBLICO
Na última terça, 25 de julho, o Museu do Amanhã atingiu a marca de 9.684 visitantes, o maior número desde 2016. O recorde foi alcançado no mês de férias escolares, em que muitas crianças visitam o equipamento junto de suas famílias, e num momento em que está com várias novas atrações, como três novas exposições e as lunetas inauguradas na área externa da construção, que possibilitam observar toda a região onde Museu se encontra e estão acompanhadas por totens com informações sobre pontos de interesse que podem ser avistados dali.
Além disso, o recorde ocorreu numa terça-feira, dia em que a entrada é gratuita, com o patrocínio da CCR, por meio do Instituto CCR.
Atualmente, no Museu encontram-se três novas exposições temporárias: “Celular 50”, que faz um panorama da evolução do celular, desde primeira ligação às próximas gerações; a instalação “Uma Cidade na Floresta”, da artista franco-marroquina Chourouk Hriech, que traz diferentes elementos das artes plásticas; e a mostra de literatura expandida “Sai-Fai: ficção científica à brasileira”, que une literatura, artes visuais, audiovisual e a experiência de realidade aumentada “Herança”, proposta pelo coletivo 2050.
E a programação do mês se completa com as oficinas gratuitas do “Brincar é Ciência”, no último sábado e domingo do mês, destinadas a crianças várias idades. A programação pode ser vista neste link.
FONTE: Aline Martins - [email protected]