26/07/2023 às 16h16min - Atualizada em 26/07/2023 às 16h16min

NOTAS RÁPIDAS - 26/07

,
PARACETAMOL: O REMÉDIO QUE VIROU A PRINCIPAL CAUSA DE FALÊNCIA DO FÍGADO
 
Disponível livremente em farmácias, sem necessidade de receita médica, o paracetamol está entre os remédios mais consumidos de todo o mundo. Para se ter ideia, algumas estimativas apontam vendas de 49 mil toneladas desse medicamento ao ano nos Estados Unidos - o que significa 298 comprimidos por americano a cada 12 meses.
E o mais curioso dessa história é que, apesar de ser conhecido há mais de um século, o paracetamol ainda está cercado de mistérios: o mecanismo de ação dele ainda não foi completamente desvendado pelos cientistas.
Mas uma coisa que está bem clara: o risco de overdose. O medicamento é a principal causa de falência do fígado em países como EUA e Reino Unido (veja dados na reportagem do www.bbcbrasil.com), o que gerou alertas de várias entidades de saúde nos últimos anos.
Leia na reportagem completa no site as evidências sobre a eficácia dessa medicação para diversos incômodos - que, em alguns casos, como a dor na lombar, não são superiores aos do placebo, uma substância que não tem efeito terapêutico algum.
 
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil
 
 
BRASIL RECEBE EM SEIS MESES 92% DO TOTAL DE TURISTAS QUE VIERAM AO PAÍS EM 2022
 
Um levantamento inédito feito pela Embratur afirma que o Brasil recebeu, de janeiro a junho deste ano, mais de 3,2 milhões de turistas estrangeiros. O número corresponde a 92% do total registrado em todo o ano passado, quando 3,6 milhões de visitantes vindos do exterior desembarcaram no país.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, diz haver planos para aumentar, ainda neste semestre, o leque de destinos turísticos brasileiros no mercado estrangeiro. 
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
MAR DA FLÓRIDA ATINGE TEMPERATURA DE BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM
 
Nesta semana, a temperatura da superfície do oceano na região das Florida Keys, nos Estados Unidos, subiu para níveis típicos de banheiras de hidromassagem. O fato acontece em meio a alertas globais sobre eventos climáticos extremos.
Uma boia de temperatura da água no Parque Nacional de Everglades atingiu uma máxima de 38,44°C no final da tarde desta segunda-feira (24). Outras boias próximas superaram os 38°C e 32°C.
As temperaturas normais da água para a área nesta época do ano seriam entre 23 e 31 °C, segundo a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.
Situações como as do sul da Flórida podem ser mortais para a vida marinha e ameaçar os ecossistemas oceânicos. Além disso, o abastecimento de alimentos para os humanos e os meios de subsistência, para aqueles cujo trabalho é ligado à água, também podem ser afetados.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 ChatGPT: APLICATIVO OFICIAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA ANDROID
 
O ChatGPT agora está disponível também para os dispositivos Android. Meses após a sua chegada nos celulares com iOS, a inteligência artificial (IA) generativa da OpenAI já pode ser baixada gratuitamente em forma no Google Play.
A estreia do ChatGPT no Android foi anunciada na última sexta-feira, mas o aplicativo só foi liberado ao público ontem (25). Até então, ele está disponível em apenas quatro países: Estados Unidos, Índia, Bangladesh e Brasil. A OpenAI afirma que pretende disponibilizar o app para mais lugares logo nas próximas semanas.
Conforme a descrição oficial do app na Google Play, é possível ter acesso a respostas instantâneas, assessoria sob medida, inspiração criativa, contribuição profissional e oportunidades de aprendizagem.
O ChatGPT requer, no mínimo, Android 6.0 para funcionar e vai pedir permissão para acessar seu microfone. Além disso, de acordo com a descrição, o app recolhe informações e dados de atividade do usuário, como a localização, nome, endereço de e-mail e número do telefone, além de mensagens, atividades e informações de desempenho do próprio aplicativo.
 
FONTE: TecMundo - www.tecmundo.com.br
 
 
 CAMPANHA 'A VIDA POR UM FIO' CONSCIENTIZA SOBRE OS PERIGOS DO USO E DA COMERCIALIZAÇÃO DE LINHAS CORTANTES
 
Férias escolares, ventos fortes e céu aberto compõem o cenário ideal para as brincadeiras com pipas e papagaios. Sabendo disso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou na terça-feira (25/7) mais uma edição da campanha "A Vida por um Fio". O objetivo é alertar crianças, jovens e adultos sobre os perigos envolvidos no uso de cerol e linha chilena, além de incentivar a denúncia do comércio ilegal desses materiais e dos locais onde são fabricados.
A lei estadual que proíbe a comercialização e uso de linhas cortantes está em vigor desde dezembro de 2019. Desde então, o Disque Denúncia Unificado (DDU) - 181 - registrou 436 denúncias dessas práticas em Minas Gerais, e a multa para quem for flagrado comercializando cerol ou linha chilena pode chegar a R$ 179 mil, para casos de reincidência. Caso os itens apreendidos estejam sob posse de crianças ou adolescentes, os responsáveis legais são notificados e o Conselho Tutelar acionado.
Os perigos envolvendo as linhas, mesmo que feitas com materiais diferentes, são diversos e podem levar à morte. Por serem quase invisíveis e altamente cortantes, podem atingir ciclistas, motociclistas, transeuntes e a própria pessoa que estiver utilizando.
Durante os próximos dias, a Sejusp compartilhará dicas e alertas para que a diversão não ofereça perigo a ninguém. Todas as peças da campanha terão informações para a denúncia, que pode ser feita pelo Disque 181, de forma gratuita, anônima e sigilosa. O serviço está disponível nos 853 municípios do estado, 24 horas por dia.
 
FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected]
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.