24/07/2023 às 15h37min - Atualizada em 24/07/2023 às 15h37min

Dia Internacional do Autocuidado: confira cinco dicas para equilibrar corpo e mente

FONTE: Dani Pimenta - [email protected] - FOTO: Divulgação - Unsplash
,
Equilibrar os cuidados na rotina ajuda no bem-estar geral e pode prevenir doenças
 
O Dia Internacional do Autocuidado é celebrado no Brasil e no mundo no dia 24 de julho. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões em relação à própria saúde.
 
A OMS aponta a importância do autocuidado na prevenção de doenças. Segundo a Organização, os pilares do autocuidado são o uso racional de produtos e serviços de saúde; conhecimento seguro de informações em saúde; bem-estar mental e autoconhecimento; prática de atividades físicas; alimentação saudável; consciência de atitudes de risco (como tabagismo e álcool em excesso); boa higiene pessoal e do ambiente. As práticas de autocuidado são inúmeras, e podem contribuir para uma vida com mais qualidade.
 
Mente sã, corpo são
“É importante entendermos que saúde mental é prioridade, não é gasto, não é desperdício, e precisa ser parte da rotina. Vale também investir em alternativas para cuidar da saúde mental, praticar exercícios físicos: a atividade física reduz os níveis de ansiedade e estresse, além de estar entre as práticas favoritas para cuidar da mente e do bem-estar. Coisas mais simples como tempo com amigos, cuidar da alimentação, tirar um tempo para o ócio, para você, sem trabalho, sem cobrança, também são parte do autocuidado. Mas nada disso adianta se você não aprende a dar limites para o mundo e se não estabelece acordos para dividir a carga do dia-a-dia", pontua a psicanalista e CEO do Ipefem (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas), Ana Tomazelli.
 
Além dos cuidados com a mente, que são cruciais, os cuidados com o corpo também fazem parte das rotinas de autocuidado. “Os cuidados com o corpo impactam também na saúde mental, pois mexem diretamente com a autoestima, com a sensação de bem-estar. Ambos devem caminhar juntos. O bem-estar estético se trata de valorizar a beleza de cada pessoa, para que ela se sinta bem consigo mesma. Isso tem o poder de transformar vidas”, destaca a especialista em estética Victória Mezêncio
 
Reunimos cinco dicas simples de serem aplicadas no dia a dia, mas que fazem toda a diferença no processo de autocuidado, equilibrando corpo e mente. Confira.
 
1) Mexa-se!
A atividade física é comprovadamente uma ferramenta poderosa de autocuidado. A prática reduz o estresse, sintomas de ansiedade e quadros depressivos, melhora a qualidade do sono, potencializa a capacidade de aprendizagem, melhora a força e a flexibilidade, ajuda a manter a pele mais bonita e previne a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, entre outros inúmeros benefícios. A dica é encontrar uma atividade que traga prazer, podendo ser até uma simples caminhada pelo bairro ao menos três vezes por semana.
 
2) Cuide do sono
O sono é muito importante para a saúde física e mental. Durante o descanso profundo, o corpo trabalha para repor energias e regular o metabolismo. Dormir bem contribui para diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, além de reduzir o estresse e melhorar o humor e a concentração.
 
3) Cuidados com a pele
Manter uma rotina de skincare é algo que vai muito além da estética, e tem a ver com a saúde do maior órgão do corpo humano. Além disso, esse é um momento de relaxamento, em que o foco é cuidar de si mesma. Além dos cuidados diários, é válido consultar um especialista para intervenções estéticas mais aprofundadas, valorizando a beleza natural de cada fase da vida. 
 
4) Cuide da mente
Conversar sobre os sentimentos é uma prática de autoconhecimento de grande importância, e que ajuda a prevenir problemas de saúde mental e até mesmo física. Com a ajuda de um profissional em sessões de terapia, o ganho em qualidade de vida é incomparável. 
 
5) Cuide da sua saúde física
Com a correria do dia a dia, não é raro deixarmos de lado os cuidados com a saúde, sobretudo se não há sintomas aparentes ou nenhuma queixa física. Programe-se para visitar o médico e realizar um check-up geral para checar como está a saúde do seu corpo e realizar os ajustes e tratamentos necessários para uma vida mais leve e saudável. 
 
Ipefem - Saiba mais: https://ipefem.org.br/
Victória Mezêncio -  Saiba mais
 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.