Brand-News Publicidade 1200x90
20/07/2023 às 15h45min - Atualizada em 20/07/2023 às 15h45min

Estudante do Trilhas de Futuro vai representar Minas Gerais em competição nacional de profissões

FONTE: SECOM - Superintendência de Imprensa - [email protected] - FOTOS: Arquivo pessoal / Divulgação
,
Aluna do curso Técnico em Enfermagem do Senac de Poços de Caldas passou pela seleção que contou com estudantes de diversas regiões do estado
 
Seguir uma carreira de sucesso vai muito além da conquista de um diploma. Acrescenta à rotina do profissional muita dedicação e amor ao ofício. Foi assim, demonstrando empenho, que a estudante Elizandra Rerlity Silva, de 19 anos, que faz Técnico em Enfermagem pelo Programa Trilhas de Futuro, foi selecionada para representar Minas Gerais na Competição Nacional de Profissões que será realizada pelo Senac em outubro, no Espírito Santo. Moradora de Campestre, município situado a 40 quilômetros de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Elizandra foi escolhida entre 18 estudantes mineiras.
 
A estudante iniciou sua trajetória no curso em 2021, quando se matriculou nas primeiras turmas do Trilhas de Futuro, no Senac. Ela conta que se interessou de imediato quando soube da possibilidade de participar das competições de educação profissional e se mostrou animada para a etapa nacional. “A competição tem sido única. A menina do interior, de uma cidade vizinha de Poços de Caldas, conhecendo novos lugares, novos ares, novas pessoas. Estou experimentando um sonho e, ao mesmo tempo, me especializando cada dia mais no desenvolvimento profissional”, comenta a jovem.
 
O objetivo da competição realizada pela instituição de ensino é permitir o intercâmbio de conhecimentos para que, competindo, eles tenham oportunidade de vivenciar situações e imprevistos cotidianos das profissões. 
 
Elizandra competirá na modalidade Cuidados de Saúde e Apoio Social - Enfermagem. “Estou me sentindo muito feliz. É a realização de um sonho. A enfermagem vem transformando a minha vida”, comentou a estudante, que passa oito horas na instituição para aprimorar as técnicas. Na rotina dos participantes, há simulados e práticas que exploram casos clínicos e situações-problema fictícias de pacientes com várias patologias, em ambiente residencial, ambulatorial, hospitalar e casa de repouso para aperfeiçoarem as regras impostas pela competição. O objetivo é testar as técnicas de atendimento e também competências humanas como empatia e acolhimento. 
 
“A gente aprende muita coisa na teoria, mas na prática é diferente. Colocar a mão na massa é o que realmente forma o profissional. E nesta competição, essas duas coisas estão sendo avaliadas. O modo como lidamos com o paciente, como realizamos os procedimentos, tudo aliado à excelência das técnicas”, explica Elizandra que, no momento, está em fase de estágio para a conclusão do curso.  
 
SOBRE O TRILHAS DE FUTURO - O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e tem como objetivo oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. 
Atualmente, estão matriculados cerca de 108 mil estudantes nas três edições do programa em todo o estado. São 84 opções de cursos em 280 instituições credenciadas, e em 124 municípios mineiros. 
Além da disponibilidade gratuita da formação, todos os estudantes recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. Já foi investido cerca de R$ 1 bilhão no programa pelo governo estadual.
 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.