Brand-News Publicidade 1200x90
19/07/2023 às 14h55min - Atualizada em 19/07/2023 às 14h55min

Respiro: Uma experimentação poética afro-indígena é atração do Festival de Inverno de Poços de Caldas

FONTE: Évila dos Anjos - [email protected] - FOTO: Sandra Ribeiro
,
Apresentação acontece na quinta-feira (20), às 19h30, no C.E.U. (Centro de Artes e Esportes Unificado), com entrada gratuita
  
A proposta é uma apresentação artística envolvendo texto e dança que promove a valorização da história dos legados africano e indígena, partindo de narrativas e experiências dos intérpretes criadores. Envolvendo as pesquisas de teatro e povos indígenas e movimentação corporal.
 
Tendo como base artistas afro-indígenas, vivências pessoais e pesquisas ligadas a movimento e teatro, a apresentação será conduzida pelos intérpretes criadores, Évila dos Anjos e João Paulo Ferreira (Xuão), que mesclam entre dança, movimento, corpo-voz e texto, com intuito de provocar uma reflexão sobre território, empoderamento e a presença dos corpos, heranças culturais afro-brasileiras e indígenas em processo de retomada. 
 
A iniciativa é provocar a relação da arte com o que está no campo da imaterialidade e desmistificando a forma colonial como tem-se construído a imagem sobre os corpos afro-brasileiros e indígenas, além de possibilitar um percurso de descobertas e transformações desencadeadas a partir da investigação dos artistas na busca de suas raízes, doando-se a si e compartilhando a vida, ressignificando a história ancestral atrelada a novos contextos de resistência e identidade.
 
Respiro: Uma experimentação poética afro-indígena é uma apresentação artística envolvendo texto-movimentação corporal. Dois corpos em cena, que compartilham as próprias vivências, observações, inquietações do mundo. Criando novas histórias, horizontes e imaginários intimamente relacionados às noções de diásporas, cultura, identidade, identificação, resistência e pertencimento.
Inventariando suas experiências individuais, transitando em suas histórias, conectados a poesias dos textos. 
Um respirar de corpos. Um respiro sobre a própria existência.
 
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia / direção geral e de movimento / atuação: Évila dos Anjos
Direção de movimento / poesia / atuação: João Paulo Ferreira (Xuão)
Sonoplastia / trilha sonora e operador de iluminação: Gilbão Leeu
Fotografia: Sandra Ribeiro
 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.