20/04/2021 às 15h04min - Atualizada em 20/04/2021 às 15h04min

Suco ou água?

Dra. Camila Beltrame - dracamila.beltrame@yahoo.com
Figura meramente ilustrativa

Oi meus queridos. Como é bom poder estar aqui mais uma vez.
Vou começar hoje fazendo uma perguntinha: Quando você vai fazer uma refeição, que tipo de bebida você tem disponível em sua mesa? A maioria de vocês responderia: suco! Mas então lhe pergunto: Tá certo isso? Minha resposta: depende!  
O ideal em uma refeição é evitar o consumo de líquidos em grande quantidade. O excesso de líquido altera a digestibilidade dos alimentos e compromete a absorção dos nutrientes, além de aumentar o volume estomacal, evitando a real sensação de saciedade alimentar. 
 
Qual o tipo ideal de bebida? A resposta correta seria água, desde que em pequena quantidade.
Mas e o suco natural, Dra. Camila? Bom, vou te convidar a raciocinar comigo, o porquê devemos evitar.
Pensemos no suco de laranja, mais comum no dia a dia. Quantas laranjas você comeria ao consumir a fruta em questão? Eu como uma laranja e já fico satisfeita - ainda mais por consumir com o bagaço (adoro mastigar o gomo). Para fazer 500 ml de suco (que dariam em média dois copos), você gasta em média umas seis laranjas - se forem laranjas grandes.  
Percebem que a quantidade de laranja consumida em um suco é muito maior?
E o que isso quer dizer?
Que fazendo o suco você consome muito mais açúcar (mesmo que da fruta somente) e ainda não consome as fibras (porque elas ficam retidas no espremedor).
 
E qual o papel dessas fibras? Elas ajudam no trânsito intestinal e fazem com que o açúcar da fruta seja menos absorvido pelo organismo. 
Mas calma, gente! Isso não é uma ode a não tomar suco! Frutas são saudáveis, necessárias, auxiliam a imunidade, oferecem nutrientes, porém a forma e a quantidade fazem toda a diferença na sua vida, na saúde e na manutenção do peso. 
Caso vá tomar suco, escolha e prefira as frutas menos doces: maracujá, limão, morango (naturais).  
 
Mas, e o suco de caixinha ou de garrafinha? Ah...esse não merece muitos comentários... mas vou comentar! Ultraprocessados, cheios de conservantes, acidulantes, corantes, com adicionais de açúcar... e às vezes nem são frutas (mas sabores artificiais). Duvida? Leia os rótulos. 
 
Então, minha gente, quando forem optar por uma bebida para acompanhar a refeição, fica uma dica: água. Ah, e pode espremer um limão! Faz super bem para a saúde!
 
Forte abraço e até breve, se Deus quiser.
 





 







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