FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
C A Secretaria Municipal de Promoção Social de Poços de Caldas inova mais uma vez. A pasta passa a contar com novas ferramentas de gestão, com uso de tecnologia, que vão otimizar o trabalho, trazendo resultados que impactam diretamente na qualidade do serviço prestado à população. São dois aplicativos, programas voltados para equipamentos móveis, como celulares e tablets, desenvolvidos integralmente pela própria equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social, um voltado para o controle de distribuição de cestas básicas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outro que visa ao gerenciamento do serviço Pop Rua, que atende pessoas em situação de rua na cidade.
CESTA BÁSICA - O appCesta Básica está em fase de implantação. Por meio do aplicativo, cada encaminhamento de cesta básica será inserido no sistema pela equipe do CRAS, inclusive com a opção de geolocalização, para realizar o acompanhamento integral com informações relevantes, como se a família se enquadra nos critérios para o recebimento do benefício, data, horário e a pessoa responsável pela retirada, status do pedido, entre outros dados. As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social em todas as regiões da cidade terão acesso aos pedidos de seu território, enquanto que a equipe gestora da Secretaria de Promoção Social fica responsável pelo acompanhamento geral do sistema. “Com a implantação do app, alimentado em tempo real, é possível não só atender as solicitações das famílias com maior agilidade, como evitar pedidos em duplicidade e problemas na retirada”, explica a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.
POP RUA - Já o aplicativo Pop Rua entrou em funcionamento piloto há dois meses. Pelo app, atualizado em tempo real 24 horas por dia, é possível não só incluir e acompanhar o passo a passo de cada usuário pelos serviços ofertados, como direcioná-los para as vagas nas casas de passagem conveniadas com o município. A ferramenta de gestão é utilizada pelas equipes dos diversos serviços ofertados a este público, como Serviço de Abordagem Social, Centro POP e casas de passagem. Além de otimizar e garantir vagas para todos os usuários que aceitam o atendimento, também é possível realizar o acompanhamento técnico fundamental para a ressignificação da trajetória de vida das pessoas em situação de rua. “Agora, quando o usuário dá entrada na casa de passagem todo o atendimento dele precisa ser realizado neste local, com o acompanhamento necessário, com profissionais das áreas de serviço social e psicologia, no sentido de desenvolver o trabalho técnico adequado para que a pessoa possa se preparar para vencer a situação de rua. Ou seja, este usuário não poderá mais acessar o Centro POP, por exemplo, tendo seus direitos atendidos diretamente na casa de passagem”, informa a secretária municipal de Promoção Social.