07/07/2023 às 16h08min - Atualizada em 07/07/2023 às 16h08min
NOTAS RÁPIDAS - 07/07
THREADS ESTREIA COM POTENCIAL PARA ‘ACABAR’ COM O TWITTER
Revelado como uma surpresa, a nova rede social Threads estava prevista para estrear nesta quinta-feira (6) às 11h (horário de Brasília), mas foi liberada ontem (05) e acabou sendo um dos principais assuntos da noite. Foram milhares de cadastros realizados em poucas horas e por isso a plataforma até registrou quedas e falhas. O TecMundo testou a ferramenta e conta se ela pode ou não “acabar” o Twitter.
Primeiro, cabe explicar que o Threads foi desenvolvido pela Meta, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e dona do WhatsApp, Facebook e Instagram. Adam Mosseri, presidente do Instagram, disse que a ideia com a nova empreitada é “construir um espaço aberto e civilizado para conversas.”
Há muito tempo, e ainda mais após a entrada de Elon Musk como dono, o Twitter é acusado de ser permissivo com desinformação, fake news e até promoção de crimes. Não é difícil atualmente encontrar, por exemplo, discursos de ódio contra minorias e até divulgação de cenas chocantes.
Prezando pela liberdade de expressão, Musk defendeu que o Twitter precisa ser uma rede aberta onde todos podem debater sem censura sobre praticamente qualquer ideia. Ele já disse durante mais de uma oportunidade que o Twitter é, inclusive, importante para a democracia.
Foi justamente pensando em remar contra essa maré de permissividade que a Meta decidiu desenvolver seu próprio microblog.
FONTE: TecMundo - www.tecmundo.com.br
TWITTER AMEAÇA PROCESSAR A META POR CAUSA DO THREADS, QUE SERIA UMA “CÓPIA”
Os representantes legais do Twitter estão ameaçando a Meta de processo por causa do recém-lançado Threads. A acusação é que a big tech também dona do Instagram, Facebook e WhatsApp contratou ex-funcionários do Twitter que ajudaram a criar uma “cópia”.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (06) pelo site Semafor, que revelou que Alex Spiro, advogado do Twitter, enviou uma carta para Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
De fato, a rede social do pássaro azul demitiu milhares de funcionários desde que Elon Musk tomou posse da empresa no final do ano passado. E de acordo com Spiro, "dezenas" destas pessoas dispensadas foram contratadas pela Meta e “tinham e continuam tendo acesso aos segredos comerciais” e “outras informações altamente confidenciais”.
No documento, Spiro ainda defende que houve “apropriação indevida sistemática, intencional e ilegal dos segredos comerciais do Twitter e outras propriedades intelectuais”. Ele chega a acusar as pessoas que trabalhavam no Twitter de “reterem de maneira inapropriada documentos e equipamentos eletrônicos”.
“O Twitter pretende fazer cumprir rigorosamente seus direitos de propriedade intelectual e exige que a Meta tome medidas imediatas para parar de usar quaisquer segredos comerciais do Twitter ou outras informações altamente confidenciais”, diz um trecho da carta.
FONTE: TecMundo - www.tecmundo.com.br
PESANDO CINCO VEZES MAIS QUE O TITANIC, MAIOR CRUZEIRO DO MUNDO ESTÁ QUASE PRONTO
O maior navio de cruzeiro do mundo já está entre nós e tem entrega prevista para outubro. O Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, tem 365 metros de comprimento e pesa 250.800 toneladas. Para ter uma ideia, seu peso é 5,4 vezes maior que o Titanic e tem 100 metros a mais que o famoso navio que naufragou em 1912. Ele fez sua viagem inaugural no ano passado e já está pronto para receber turistas do mundo inteiro.
Quando as viagens começarem, em janeiro de 2024, acomodará cerca de 5.610 passageiros e 2.350 tripulantes. O navio também conta com o maior parque aquático do mundo no mar, com seis toboáguas, mas os hóspedes que desejam uma experiência mais tranquila também podem relaxar em uma das sete piscinas e nove hidromassagens do barco.
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
TV CULTURA EXIBE CONCERTO DE ABERTURA DO FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
Neste sábado (8/7), a TV Cultura exibe o concerto de abertura do 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão. A partir das 22h30, na faixa Clássicos, o público confere a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo no palco do Auditório Claudio Santoro.
Sob a batuta de Thierry Fischer e com Stephen Hough no piano, a OSESP apresenta a Sinfonia nº 40 em sol menor, de Wolfgang Amadeus Mozart, e o Concerto nº 2 para Piano em dó menor, de Sergei Rachmaninov.
FONTE: [email protected]
EUA E UNIÃO EUROPEIA ESTUDAM “BLOQUEIO DO SOL” PARA REDUZIR TEMPERATURAS GLOBAIS
Estados Unidos e União Europeia estudam medidas para bloquear a incidência de raios solares, tendo como objetivo a redução da temperatura global, que vem batendo recordes históricos nos últimos dias - uma ideia digna dos filmes distópicos de ficção científica.
Nesta quarta-feira (5), o Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca (OSTP) lançou um documento em resposta ao Congresso norte-americano relacionada à “modificação da radiação solar, também conhecida como geoengenharia solar”.
No documento, são colocados os termos atuais de elevação das temperaturas causada pela ação humana, um detalhamento das mudanças climáticas e apontam que reduzir a incidência de raios solares pode ser colocado como uma ação necessária.
Entre as formas sugeridas estão a inserção de objetos - tanto no solo quando em elevadas altitudes - que possuam alta capacidade de refletir essa radicação. Outra sugestão é o clareamento de nuvens, fazendo com que elas passem a “rebater” e não absorver os raios de sol.
Outras ações detalhadas no estudo estão a injeção de aerossol estratosférico e métodos baseados no espaço.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil