06/10/2020 às 14h32min - Atualizada em 06/10/2020 às 14h32min

Monte Verde prepara “Natal nas Montanhas” para 300 mil turistas

Monte Verde prepara “Natal nas Montanhas” para 300 mil turistas
 
No ano em que completa 70 anos de fundação, Monte Verde/MG se prepara para o maior evento de Natal já realizado no distrito. Organizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, o “Natal Cultural nas Montanhas - Uma História em Bauer” começou a ser divulgado no último dia 25, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. A abertura oficial ao público será no dia 6 de novembro. O evento seguirá até 3 de janeiro. No período, são esperados cerca de 300 mil turistas, dos quais metade são paulistanos.
Durante a retomada do turismo, Monte Verde já recebeu 48 mil visitantes e foi considerada pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, como exemplo nacional de retomada segura. A equipe do Ministério esteve na primeira quinzena do mês no distrito para gravar imagens e usar o material como referência para outros pontos turísticos do país. “Cada uma das atrações foi pensada para encantar, mas com mobilidade para evitar aglomerações e respeitando o distanciamento. Fizemos o estudo da capacidade de público, uso de equipamentos de proteção e disponibilização de insumos para higienização e biossegurança”, explica Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
Entre as principais atrações estão: Despertar das Luzes (desfile de personagens, como Verner “O Maquinista da Luz”, que remete ao fundador do distrito); Caravana Encantada (carro iluminado e repleto de personagens natalinos que percorrerá as ruas do distrito e de Camanducaia); Floresta de Natal (vilarejo na Montanha com teatro de bonecos, contador de histórias, oficinas de artesanato e loja oficial com produtos de Natal); Cabana do Noel (nesse ano, sem contato físico com o Papai Noel, as crianças terão a oportunidade de enviar “cartinhas” ao bom velhinho), que terá uma casinha própria em Monte Verde e poderá ser “visitado” a distância; Surpresas Natalinas (intervenções com artistas de rua convidados, que se apresentarão em diversos pontos de Monte Verde) e Caminho dos Pinheiros (alameda com cerca de 40 pinheiros decorados e iluminados).
A inspiração para o tema do Natal veio de uma das manifestações artísticas mais famosas de Monte Verde: a pintura Bauernmalerei (pronuncia-se Bauermalarrái), ou simplesmente Bauer, que significa “Pintura de Camponês”. Original da Alemanha, era praticada por camponeses que ficavam em resguardo durante os meses de inverno e, ao colorir o interior de suas casas (primordialmente na pintura de peças utilitárias e de decoração), faziam um contraponto à monotonia do branco da neve. Assim, os elementos natalinos ganharão personalidade e identidade únicas da região.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp