Brand-News Publicidade 1200x90
22/06/2023 às 15h27min - Atualizada em 22/06/2023 às 15h27min

Poços de Caldas ganha Dia Municipal da Capoeira

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Festa do Trabalhador (2018)
c 
O prefeito Sérgio Azevedo instituiu o Dia Municipal da Capoeira. A data será comemorada em 13 de maio. A lei 9.715, publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Município, de autoria do vereador Claudiney Marques, acrescenta dispositivo na lei 9.620, de 24 de agosto de 2022, para incluir no calendário comemorativo e de eventos de Poços de Caldas a nova data.
 
A comemoração é mais um incentivo ao esporte de matriz africana, presente em diversas atividades culturais e esportivas do município. Na cidade, há várias associações que promovem a prática da capoeira.
 
Para o mestre capoeirista Luiz Henrique de Souza, a instituição da data comemorativa vai ajudar a capoeira a ter ainda mais reconhecimento. “É bastante importante ter a confirmação da criação desta data que vai celebrar uma cultura que abrange mais de 160 países”, avalia.
  
A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mescla elementos de arte marcial, dança e música. Sua história remonta ao período colonial no Brasil, quando milhões de africanos foram trazidos como escravos durante o período da escravidão. A palavra capoeira significa “o que foi mata”, por meio da conexão dos termos ka'a (“mata”) e pûer (“que foi”).
 
Os primeiros registros da capoeira datam do século 16. Os escravos traziam consigo tradições culturais, incluindo práticas de luta, que foram incorporadas à capoeira. A partir da década de 1970, ganhou reconhecimento e se espalhou pelo mundo. Muitos mestres e praticantes viajaram para difundir a arte marcial e cultural da capoeira, resultando em um interesse global crescente. Em 2008, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o que contribuiu para sua preservação e promoção. Hoje, a capoeira é praticada em todo o mundo, com academias, grupos e eventos.
 
CARACTERÍSTICAS - A capoeira reúne diferentes tipos de elementos do campo da musicalidade, luta, religiosidade, dança e costumes. Ela se consolidou enquanto forma de preservar as culturas ancestrais de seus praticantes, bem como de resistir à opressão vivenciada no contexto da escravidão.
A capoeira é caracterizada pela da roda de praticantes e tocadores, pelos cantos, pelos instrumentos e pelos movimentos corporais. A música é um elemento essencial para a construção da prática corporal e de desenvolvimento da capoeira. Os diferentes toques executados nos diversos instrumentos, como o berimbau e o atabaque, junto ao coro e o compasso das palmas, compõem a musicalidade da manifestação cultural. Entre os temas das letras musicais cantadas na capoeira estão as vivências das pessoas escravizadas e as divindades do candomblé.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.